FERRAMENTAS LINUX: O Suporte de SPIR-V Glover pode ainda chegar no Mesa 19.0, trabalhando em direção ao Nouveau OpenCL

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O Suporte de SPIR-V Glover pode ainda chegar no Mesa 19.0, trabalhando em direção ao Nouveau OpenCL


Confira !!



a das principais iniciativas de driver de computação de GPU de código aberto no ano passado tem sido o pessoal da Red Hat trabalhando na adição do suporte Nouveau SPIR-V como parte de permitir que a computação de GPU funcione para esse driver NVIDIA de código aberto. Por muito tempo, o colaborador do Nouveau, Pierre Moreau, também tem trabalhado para adicionar o suporte do SPIR-V ao Clover, o rastreador de estado Gallium3D OpenCL.

O desenvolvedor do Nouveau vem adicionando suporte ao SPIR-V para o Clover, para que este rastreador de estado OpenCL possa aceitar essa representação intermediária Khronos como uma entrada válida. O trabalho também permite converter este SPIR-V em LLVM IR para que possa ser consumido por drivers Gallium3D que já aproveitam o LLVM IR.

Como parte deste trabalho, ele também atualizou cabeçalhos contra o OpenCL 2.2, limpando vários pedaços do código e outras melhorias. Ainda assim, atualmente, o Clover está apenas no suporte OpenCL 1.1 oficialmente, mas pelo menos é capaz de consumir a representação intermediária SPIR-V moderna. Este é um passo para permitir que o Nouveau consiga lidar com os kernels OpenCL.

Pierre enviou os 20 últimos patches hoje em sua décima revisão para a lista de discussão do Mesa para revisão. 17 dos 20 patches já foram revisados ​​por outros desenvolvedores, mas o SPIR-V para o tradutor LLVM e os patches clCreateProgramWithILKHR estão entre o trabalho que ainda resta para ser assinado. Pierre manifestou interesse em ver este código fundido para o Mesa 19.0, que será ramificado no final de janeiro.

Nouveau tem o principal potencial para o OpenCL agora, com o antigo código Radeon Clover não sendo trabalhado ativamente devido ao foco da AMD no esforço separado do ROCM para GPUs mais novas e Intel vendo seu driver Iris Gallium3D desenvolvido, mas eles já têm uma implementação mais completa do OpenCL em a forma de NEO. O Clover pode ajudar no futuro para os gostos de VC4 / V3D e Freedreno quando esses desenvolvedores tiverem tempo para explorar o OpenCL.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário