FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores da Intel estão trabalhando em adicionar suporte de exibição HDR para Wayland / Weston

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Os desenvolvedores da Intel estão trabalhando em adicionar suporte de exibição HDR para Wayland / Weston




Confira !!



Embora a pilha de monitores do desktop Linux tenha atingido paridade com o Windows e macOS nos últimos anos (mais recentemente, as propriedades principais do DRM atingem o Linux 5.0 em torno do Adaptive-Sync / VRR), mas uma das áreas que permanece elusiva foi para HDR completo suporte de exibição. Nós vimos a NVIDIA trabalhando na manutenção da pilha de displays baseada em X.Org para HDR, enquanto agora a Intel parece estar trabalhando nas mudanças necessárias no Wayland.

Em 2016, a NVIDIA começou a analisar as deficiências do Linux para suporte a telas HDR e acabou propondo a extensão DeepColor X11 (ainda a ser mesclada) e outros esforços para um desktop HDR Linux.em comparação com o conteúdo SDR tradicional. Agora com os processadores Icelake da Intel lançados no final do ano com gráficos "Gen 11" e seus gráficos Xe potencialmente próximos no próximo ano, o suporte a telas HDR está agora na mente de seus desenvolvedores de drivers de código aberto.

Confirmado em dezembro, o Intel Architecture Day é o suporte a telas HDR para Gen11 (e Adaptive-Sync!), Então não é surpresa que o Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel trabalhe para garantir que a área de trabalho do Linux seja compatível com seu hardware.

Shashank Sharma, da Intel, enviou hoje uma proposta de design inicial para ativar o suporte a High Dynamic Range no Wayland e para começar a usar o compositor de referência Weston. Eles têm uma implementação "meio cozida" até agora e começarão a postar seus patches em breve, mas por enquanto estão procurando outras partes interessadas do Wayland / driver para comentar sobre sua implementação planejada para lidar com buffers de vídeo HDR e lidar com isso através de seu hardware de exibição .


Os compositores de Wayland irão individualmente (ou usarão códigos compartilhados como em WLROOTS) para detectar a presença de suporte HDR em telas conectadas, mapear os buffers de quadros para a exibição, lidar com casos potenciais como sub-títulos de vídeo sendo sobrepostos por SDR para o conteúdo HDR, prepare quaisquer conversões de espaço de cores necessárias, passe as informações de HDR para o kernel e o trabalho relacionado. Todos os detalhes técnicos para os interessados ​​no tópico podem conferir este post da lista de discussão para o atual plano Intel Wayland HDR que está agora em discussão.

Fonte

Até a próxima  !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário