FERRAMENTAS LINUX: As mudanças no DRM NVIDIA "Nouveau" de código aberto começam a enfileirar-se à frente do Linux 5.1

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

As mudanças no DRM NVIDIA "Nouveau" de código aberto começam a enfileirar-se à frente do Linux 5.1




Confira !!



A árvore de drivers de kernel do Nouveau, onde o desenvolvimento acontece neste driver de código aberto da NVIDIA DRM, viu um novo lote de mudanças na terça-feira em busca de novos materiais com o Linux 5.1 .

Este trabalho mais recente vem de Ben Skeggs, da Red Hat, que continua servindo como mantenedor de drivers de DRM Nouveau e, muitas vezes, responsável por muitas das alterações de DRM do Nouveau. Há apenas mais de duas dúzias de alterações que caíram no repositório do kernel Nouveau .

Infelizmente, este trabalho não traz nenhum suporte de re-clock para a série GeForce GTX 900 ou mais recente, nem quaisquer outras melhorias importantes para este suporte de driver de engenharia reversa de código aberto, principalmente. Enquanto o suporte inicial ao NVIDIA Turing open sourcepara a série GeForce RTX 2000 foi adicionada ao Linux 5.0, ela permanece somente para exibição com a configuração do modo kernel. A aceleração Turing 3D permanece basicamente bloqueada neste estágio pela NVIDIA ainda não ter publicado as imagens de firmware assinadas necessárias para a inicialização do hardware.

O que esse código realmente traz é um pouco de trabalho em torno de Turing, como instanciar o "GSP Falcon" ao qual um dos comentários do patch diz: " O significado exato do acrônimo é desconhecido, mas precisamos disso para o Turing ACR " . O NVDEC também é instanciado junto com alguns outros bits que aparecem todos necessários como parte do suporte à "inicialização segura" para finalmente permitir que o Turing seja inicializado corretamente neste driver de código aberto e tenha aceleração de hardware.

Há também o código Nouveau para permitir movimentações de buffer aceleradas, mesmo quando a inicialização do GR falha, mas isso só será útil para acelerar a suspensão / retomada ao salvar o conteúdo do buffer de quadros quanto aos benefícios do usuário final.

Por isso, Nouveau ainda está progredindo, mas infelizmente não há avanços em melhorar drasticamente a situação de re-clocking ou outros recursos sem o apoio da NVIDIA.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário