FERRAMENTAS LINUX: A Intel terá o seu novo driver de mídia Icelake pronto para um bom acoplamento com o kernel Linux 5.1+

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A Intel terá o seu novo driver de mídia Icelake pronto para um bom acoplamento com o kernel Linux 5.1+




Confira !!



A Intel vem desenvolvendo um novo driver de mídia para a API de aceleração de vídeo (VA-API) voltada para o hardware gráfico Icelake "Gen 11" e as gerações futuras. Para a codificação de vídeo Icelake, há novas funcionalidades que precisam ser expostas no kernel para o espaço do usuário para uso pelo driver de mídia da Intel e parece que a interface de espaço do usuário será batizada pelo próximo kernel do Linux 5.1.

O novo (espaço de usuário) Intel Media Driver é bem-sucedido em seu driver libva VA-API de longa data que existe há anos por seus meios preferidos de reprodução de vídeo acelerada por GPU no número passado de gerações de hardware gráfico da Intel.

Esse novo Intel Media Driver depende da "Biblioteca de gerenciamento de memória gráfica" GMMLIB da Intel, que também é usada pelo driver OpenCL NEO no Linux. O driver de mídia suporta codificação, decodificação e pós-processamento de vídeo baseado em GPU. Embora o Media Driver tenha sido projetado para Icelake e futuras plataformas, com o driver VA-API atual já presente, esse driver de mídia também funciona para a Broadwell e mais recente.

É claro que, dependendo da geração de hardware, os recursos do driver variam com este novo Intel Media Driver que não oferece magicamente nenhum novo recurso de codificação / decodificação para as gerações mais antigas de hardware. Mas, no entanto, este driver oferece suporte a codificação de vídeo VP9 de 8 bits e 10 bits e codificação HEVC de 8 bits e 10 bits, entre outros recursos. Na frente de processamento de vídeo também está o mapeamento de tons HDR10 exposto pelo novo driver para gráficos Icelake.

Embora o Intel Media Driver seja open source sob uma licença MIT, ele fornece algumas funcionalidades através de shaders de código fechado em torno de algumas funcionalidades de codec de mídia. O suporte a "shaders de código fechado" pode ser alternado em tempo de compilação, dependendo se você deseja ou não.

O suporte básico do Intel Media Driver já está pronto para o Icelake e trabalhando com versões recentes do kernel do Linux. Mas para o novo recurso de codificação de vídeo baseado em VME da Icelake, uma nova API de espaço de usuário precisa ser exposta e agora é o que está tentando fazer para o kernel Linux 5.1. A codificação VME é para estimativa de movimento e permite que a Estimativa de Movimento Hierárquico melhore a qualidade de codificação de vídeo em conteúdo de vídeo com muito movimento.

Agora que os desenvolvedores do upstream estão em acordo básico sobre a nova API de espaço do usuário, ela está pronta para receber a solicitação pull do Intel DRM-Next. Ter a nova interface agora permite que esses bits do lado do kernel dos recursos de mídia do Icelake se propaguem para as distribuições Linux nos próximos meses, a fim de permitir o suporte imediato quando os processadores Icelake forem lançados nos canais de varejo mais tarde. ano.

Aqueles que querem verificar o estado mais recente do próprio Intel Media Driver podem encontrá-lo no GitHub .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário