FERRAMENTAS LINUX: Linus Torvalds diz que o ARM não é para o mercado de servidores

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Linus Torvalds diz que o ARM não é para o mercado de servidores



Confira !!



Os processadores ARM têm uma arquitetura relativamente mais simples do que outras famílias de processadores e beneficiar de baixo consumo de energia. Nos últimos anos, eles se tornaram dominantes no campo da computação integrada , particularmente telefones celulares e tablets.

No entanto, para Linus Torvalds e alguns outros, essa arquitetura não poderá prevalecer na família de servidores. Para justificar a sua posição, Linus Torvalds tem dado argumentos que o elevado nível de fragmentação do ecossistema ARM e sistemas projetados sob estes processadores, várias configurações de hardware, limitações de compatibilidade e  às vezes custa muito alto implementação.

Linus Torvalds disse uma vez em outubro de 2016 que a abertura e o escopo do ecossistema de hardware (PC) baseado no x86 não tem paralelo, enquanto o ecossistema ARM permanece fragmentado.

"O conjunto de instruções e o núcleo da CPU não são muito importantes", disse Torvalds. "É um fator em que as pessoas tendem a se concentrar, mas o importante é a infraestrutura disponível em torno do conjunto de instruções. E x86 fornece essa infra-estrutura em muitos níveis ", disse ele.

Portanto, ele diz que os servidores que tiveram algumas complicações com a arquitetura ARM são principalmente problemas de desenvolvimento de software.

Cada conjunto de chips tem sua própria arquitetura, rede e características de E / S, portanto, cada configuração deve ter seu próprio software para aproveitar esses recursos.

Essa restrição diminuiu significativamente a adoção do ARM nos servidores. Em contraste, a arquitetura x86 não sofre com essas limitações de compatibilidade e continua a dominar o mercado de servidores, diz ele.

O ARM não está pronto para as grandes ligas

Este ano, em um email enviado à comunidade no dia 21 de fevereiro, volta ao assunto e afirma mais uma vez que a ARM não ganhará espaço no mercado de servidores.

Seus argumentos são de que os servidores ARM não são adequados para a maioria dos desenvolvedores devido aos inúmeros problemas de estabilidade, são caros e lentos.

Em seu email, ele explica, por um lado, que a vantagem dos processadores ARM em termos de poder é apenas uma teoria ampla e, por outro lado, que a implantação de tais servidores não beneficia as empresas ou fornecedores de energia.

Aqui está o que ele escreve sobre o custo de implantação de servidores ARM:

"A vantagem de preço do ARM nunca existirá, a menos que você obtenha volume suficiente para compensar a enorme vantagem do volume do servidor da Intel.

Sendo um pequeno dado com um NRE (engenharia não recorrente significa o custo único de pesquisar, projetar, desenvolver e testar um novo produto ou melhorar o produto) mais barato não importa, quando os custos de desenvolvimento de volume não podem ser compensados .

Olhe para cada oferta de servidor ARM até agora, não só eles eram mais lentos, eles também eram mais caros ", escreveu ele em seu e-mail.

Segundo ele, isso se deve a esses poucos motivos pelos quais o x86 excede em muito o ARM no mercado de servidores.

O ARM é apenas para o usuário final

Outro problema que um usuário aponta é que os servidores ARM tendem a ser usados ​​para pequenos projetos e muitas vezes não são adequados.

Embora algumas grandes empresas as considerem atraentes, os servidores ARM atualmente disponíveis não são adequados para a maioria dos desenvolvedores.

Outros apontam desvantagens como: a difícil medida do ROI (retorno do investimento), o pequeno ecossistema da arquitetura ARM, problemas de disponibilidade e implementação, e assim por diante.

Ele acredita que os problemas de software provavelmente serão a principal preocupação imediata.

Enquanto muitos serviços populares serão executados em servidores ARM, mas nestes haverá problemas com suporte de software. Eles não são suficientes para simplesmente transferir elementos para um novo hardware, é preciso garantir que tudo funcione corretamente para evitar qualquer problema de desempenho ou falha.

Em outras palavras, o software portado deve ser estável e ter sido testado nesses tipos de ambientes.


Fonte

Até a próixma !

Nenhum comentário:

Postar um comentário