terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
O Driver do Google Chrome "Wilco" está trabalhando em direção á linha principal do Linux
Confira !!
Há anos, o Google desenvolve seu próprio controlador embarcado (EC) para uso em dispositivos Chromebooks / Chrome OS.
Mas após cerca de cinco anos do "ChromeOS EC" (cros_ec), há um novo controlador incorporado no qual eles estão trabalhando. Em breve, a principal árvore Linux será o suporte do kernel para um novo controlador embutido ChromeOS "Wilco".
O Wilco é o novo controlador embarcado do Google conectado a um barramento eSPI. O novo driver não rende muito para ficar animado, mas é ótimo que o Google continue trabalhando em seus próprios ECs e que eles sejam apoiados por firmware de código aberto e suporte de primeira linha ao Linux, devido ao uso do Chrome OS.
Depois de estar sob revisão na lista de discussão nas últimas semanas, a partir desta manhã, o código do driver Wilco foi enfileirado na plataforma chrome-for-next . Além do novo driver EC, há também um driver de clock em tempo real (RTC) da Wilco. Com a temporização próxima de 5.1 e já existindo uma ramificação separada de chrome-platform-5.1, esse código será espremido no próximo ciclo do kernel Linux 5.1 ou será retido até o kernel Linux 5.2.
No lado do Coreboot para o firmware de código aberto, já houve muitos patches da Wilco para trazer esse EC dentro do código do Coreboot.
O EC é responsável pelo controle do teclado, sequenciamento de energia, estado da bateria, verificação da inicialização, controle térmico e funcionalidade relacionada. O único dispositivo até agora referenciando o uso do Wilco EC é um quadro de referência "Sarien" baseado em um SoC do Intel Whiskey Lake.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário