FERRAMENTAS LINUX: O Linux pode finalmente ver o suporte principal para o atual Apple MacBook Keyboard / Touchpad

domingo, 10 de fevereiro de 2019

O Linux pode finalmente ver o suporte principal para o atual Apple MacBook Keyboard / Touchpad



Confira !!



Os laptops Apple MacBook / MacBook Pro dos últimos anos têm sido notoriamente ruins no Linux, pelo menos no que diz respeito ao suporte principal / out-of-the-box. O teclado e o touchpad do MacBook atual nem funcionam de imediato no Linux. Houve um driver fora da árvore disponível para mudar isso, enquanto em breve ele pode finalmente ser mesclado ao kernel da linha principal.

O teclado e o trackpad do MacBook / MacBook Pro dos últimos dois ou três anos dependem de um controlador SPI, em vez de serem os dispositivos de entrada tradicionalmente baseados em USB. A Apple não documentou publicamente o protocolo, mesmo para suportar adequadamente o teclado / trackpad em plataformas não-MacOS / Windows. Mas, felizmente, a comunidade de desenvolvedores Linux de código aberto conseguiu fazer engenharia reversa em grande parte desse suporte.

Ainda há algumas incógnitas sobre o protocolo, mas este driver Linux SPI da Apple funcionou bem por cerca de dois anos e continua trabalhando com o hardware MacBook / MacBookPro mais recente. Dada a maturidade desse driver, agora há um trabalho de manutenção desse driver para que finalmente houvesse suporte pronto para teclado / touchpad se você quiser rodar o Linux nos novos laptops da Apple.

O driver SPI da Apple será alternado por meio do switch Kconfig KEYBOARD_APPLESPI e o novo driver equivale a pouco menos de duas mil linhas de código. A revisão ainda está em andamento na lista de discussão do kernel, portanto, neste estágio, não está claro se será considerado aceitável entrar no próximo ciclo do kernel Linux 5.1 ou ter que esperar mais. 

Para aqueles que querem usar o teclado / touchpad da Apple SPI no Linux hoje, através deste repositório no GitHub é o código de driver atual que pode ser usado como um módulo DKMS para emparelhar com os kernels existentes.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário