FERRAMENTAS LINUX: Os destaques mais interessantes para o kernel Linux 5.0

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Os destaques mais interessantes para o kernel Linux 5.0




Confira !!



Com o kernel do Linux 5.0 a sair dentro de uma ou duas semanas, aqui está uma retrospectiva do maior usuário final envolvido em mudanças para este lançamento do kernel que começou como o kernel Linux 4.21.

Do nosso ponto de vista, o trabalho mais interessante no Linux 5.0 inclui:

- O Suporte para AMD FreeSync / VRR! Sem dúvida, este tem sido um dos recursos mais procurados pelos usuários do Radeon Linux por um bom tempo. Finalmente, com o Linux 5.0, os bits do kernel estão no lugar para lidar com o FreeSync, supondo que você também tenha um novo espaço de usuário com o Mesa 19.0 e atualizado xf86-video-amdgpu para juntar tudo.

- O Suporte inicial para as placas gráficas "Turing" NVIDIA GeForce RTX 2000 pelo driver Nouveau de código aberto. No entanto, isso é apenas a configuração do modo kernel e não quaisquer gráficos acelerados, re-clocking / gerenciamento de energia ou outros recursos necessários para tornar esse driver de código aberto viável em comparação com o driver proprietário da NVIDIA. Mas é um começo e, pelo menos, aqueles com o hardware da Turing não têm mais uma experiência terrível e de baixa resolução, até conseguirem instalar o driver proprietário da NVIDIA. Espero que o suporte de driver de código aberto Turing (e Maxwell / Pascal) verá algumas melhorias milagrosas não muito distantes.

- O Suporte inicial aos processadores AMD Ryzen / EPYC de próxima geração ... Este kernel possui suporte para monitoramento de temperatura Zen 2, suporte para QoS da plataforma AMD (similar ao Intel RDT) para EPYC, Modo Preferencial Always Always On STIBP, aprimoramentos no tratamento de microcódigo da AMD e alguns novos IDs PCI adicionados.

- O Adiantum foi adicionado ao Fscrypt como substituto do Google para o uso previamente planejado do Speck. A Adiantum oferece recursos de criptografia de dados muito rápidos para hardware de baixo custo com processadores sem extensões de criptografia nativas. O Adiantum será usado para dispositivos Android Go para oferecer criptografia de armazenamento de maneira eficiente em hardware ARM de baixo custo, mas o Adiantum também pode ser usado em outros lugares com os recursos fscrypt do EXT4 / F2FS.

- O sistema de arquivos Btrfs restaurou o suporte para arquivos de troca depois de perder a capacidade por anos.

- O suporte a rolagem de alta resolução da Logitech possibilita eventos de roda de rolagem mais precisos em muitos mouses da Logitech e da Microsoft. Embora este trabalho também requeira atualizações de libinput no espaço do usuário para fazer uso dele.

- O driver da tela de toque do Raspberry Pi foi finalmente integrado.

- Uma nova fonte de console para telas HiDPI e retina.

Uma lista mais extensa das mudanças do kernel do Linux 5.0 está descrita em nossa visão geral completa do kernel do Linux 5.0 . O Linux 5.0 está muito bom, pelo menos na frente do recurso.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário