FERRAMENTAS LINUX: A Intel envia o suporte ao Driver de Gráficos Linux Inicial para o "Elkhart Lake"

sexta-feira, 15 de março de 2019

A Intel envia o suporte ao Driver de Gráficos Linux Inicial para o "Elkhart Lake"




Confira !!



Ele está ocupado como sempre para os desenvolvedores de drivers gráficos Intel Linux de código aberto trazendo suporte para o próximo hardware como os patches de driver publicados recentemente para o Comet Lake , continuando a ajustar os gráficos "Gen 11" da Icelake, e também plotando a reengenharia necessária do driver necessário para exibir os gráficos discretos "Xe" em desenvolvimento da Intel. E os desenvolvedores da Intel enviaram esta noite seu trabalho inicial de capacitação para o Elkhart Lake.

Elkhart Lake, felizmente, não é mais uma revisão da CPU de 14nm nem é baseada nos antigos gráficos "Gen 9", mas é um desdobramento da Icelake. Elkhart Lake é o sucessor do SoC de Gemini Lake que será baseado no Icelake. Os detalhes públicos sobre o Elkart Lake, da Intel, ainda são leves, mas os patches divulgados na quarta-feira confirmam que ele realmente apresenta gráficos da Gen 11 muito semelhantes aos encontrados nos processadores Icelake.

O suporte inicial do suporte a Elkhart Lake Linux são 9 correções para o driver DRM do kernel i915 da Intel. Patches para o restante da pilha de gráficos Intel Linux (ou seja, os drivers do Mesa) ainda precisam ser publicados, mas provavelmente sairão em breve.

O código apresenta apenas algumas diferenças básicas entre Elkhart Lake "EHL" e Icelake "ICL". Pelo menos por enquanto, há apenas quatro IDs PCI para os adaptadores gráficos Elkhart Lake: 0x4500, 0x4571, 0x4551 e 0x4541. Esses bits iniciais do kernel para o SoC Elkhart Lake provavelmente acabarão sendo introduzidos no ciclo do kernel Linux 5.2 neste verão, ainda dando tempo de sobra para o kernel liberado funcionar em distribuições antes da estréia do SoCs.


Fonte

Até aa próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário