FERRAMENTAS LINUX: O Driver Adreno de código aberto obtém o A6xx "Zap" Shader - permite que a GPU saia do modo seguro

quarta-feira, 13 de março de 2019

O Driver Adreno de código aberto obtém o A6xx "Zap" Shader - permite que a GPU saia do modo seguro





Confira !



Graças ao Qualcomm / Linux Foundation Code Aurora, os patches estão pendentes para o driver de kernel Freedreno MSM DRM para permitir que o hardware da série Adreno 600 de última geração deixe seu modo "seguro".

Embora o suporte da série Adreno A6xx tenha se reunido bem nos últimos meses para o driver de kernel DRM e o driver Freedreno Gallium3D, atualmente ele está preso no modo "seguro" na inicialização que restringe o acesso à memória e outras proteções ... Parte da tendência geral da indústria de apertar o acesso aos processadores gráficos em nome de uma melhor segurança.

Com os patches mais recentes, há um "zap" shader para permitir que o hardware da Adreno série 600 deixe este modo seguro. A implementação é semelhante ao suporte existente da série Adreno 500 e permite uma saída para a GPU de seu modo seguro através de uma série de comandos, já que alguns bootloaders restringem o acesso ao registro necessário para deixar a GPU sair do modo seguro.

O zap shader limpa as configurações internas da GPU à medida que ela passa para o modo "seguro". Os patches reestruturam cerca de cem linhas de código para obter o suporte do zap shader estendido de hardware gráfico A5xx para A6xx encontrado nos SoCs Snapdragon mais recentes. Dado o tempo atual, provavelmente veremos esse trabalho mesclado para o Linux 5.2.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário