FERRAMENTAS LINUX: O driver Panfrost Gallium3D da Mesa agora pode trabalhar com seu novo driver DRM

segunda-feira, 11 de março de 2019

O driver Panfrost Gallium3D da Mesa agora pode trabalhar com seu novo driver DRM




Confira !!



O driver Panfrost Gallium3D foi rápido de tomar forma desde que foi mesclado ao código de desenvolvimento do Mesa 19.1 , um mês atrás, fornecendo suporte 3D de código aberto para o hardware gráfico Arm Mali Midgard e Bifrost. A última conquista para este driver Gallium3D no Mesa Git é poder rodar com o driver de kernel DRM ainda a ser fundido.

Até agora, o driver Panfrost foi implementado junto com o driver de kernel não-DRM da Arm, enquanto recentemente a Collabora e outros desenvolvedores criaram um novo driver de kernel DRM / KMS "Panfrost" de código-fonte aberto.com os olhos voltados para o kernel principal. Esse driver de kernel DRM ainda está em desenvolvimento ativo e esperamos que no final do ano esteja em um estado para mesclar no kernel da linha principal uma vez que sua ABI de espaço de usuário tenha sido considerada estável. Mas o código Git Mesa 19.1-devel já adicionou suporte para usar este novo driver de kernel.

Fundido hoje é o suporte de direcionamento back-end para o driver Panfrost para permitir que ele use este driver DRM com GPUs Midgard, mantendo a compatibilidade com seu driver Arm não-DRM também. Com isso, a funcionalidade é "quase igual" entre essas opções concorrentes do kernel do Mali.

No geral, é bastante interessante observar a rapidez com que o desenvolvimento desse driver Arm Mali de código aberto e engenharia reversa está tomando forma no Mesa e no DRM do kernel do Linux.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário