FERRAMENTAS LINUX: O Intel Xe Graphics está sendo parte do primeiro supercomputador Exascale dos EUA e é ótimo para Linux

terça-feira, 19 de março de 2019

O Intel Xe Graphics está sendo parte do primeiro supercomputador Exascale dos EUA e é ótimo para Linux







Confira !!



Na segunda-feira foi anunciado que o Departamento de Energia dos Estados Unidos, em cooperação com o Laboratório Nacional Argonne, verá o supercomputador "Aurora" como o primeiro Exascale dos EUA a entrar em operação em 2021 e contar com o tão aguardado Xe Graphics da Intel. 

Espera-se que o Intel Xe Graphics coloque o Aurora no limite ao ser o primeiro super computador exascale pelo menos dentro dos Estados Unidos. O Aurora também contará com DIMMs persistentes Optane e processadores Xeon de próxima geração. A Intel é parceira da Cray nesse projeto para o super computador de meio bilhão de dólares. 

Com Aurora esperado para rodar Linux, isso significa que o suporte a drivers Linux para Xe Graphics terá que ser par até 2021. Então, novamente, nós não esperamos nada menos do que Intel e provavelmente acabaremos vendo um bom Linux de lançamento. suporte de driver para computação (e gráficos). Sabemos que os desenvolvedores de drivers de código aberto / Linux da Intel já estão trabalhando na direção do Xe Graphics com a reestruturação para se preparar para GPUs discretas / memória dedicada

Será interessante ver qual modelo de programação será o foco da Aurora. A Intel está buscando sua iniciativa " oneAPI " em conjunto com a Xe Graphics e eles também trabalharam rapidamente no suporte a SYCL para o LLVM. Provavelmente veremos o SYCL / OpenACC / OpenMP como as interfaces primárias para explorar o poder de execução paralela do hardware Xe. Nós certamente esperamos que a GPU compute toda a sua pilha de drivers no Linux, continuará a ser de código aberto e neste momento não há nenhuma indicação apontando para qualquer outra coisa, o que é ótimo considerando o ecossistema fechado e drivers agora para hardware NVIDIA no espaço do supercomputador. 

Ao todo, a Intel já está ganhando para a Xe Graphics no espaço de supercomputadores Linux dominante é uma boa notícia para o Linux em geral, embora não seja surpreendente e continuamos muito ansiosos para ouvir mais sobre seus planos de driver / software Linux como os primeiros produtos Xe. fechar no próximo ano. 

Mais detalhes sobre o Aurora através da Intel Newsroom .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário