FERRAMENTAS LINUX: Um visualizador de Oops para o Linux baseado em DRM está sendo proposto novamente - semelhante à tela azul da morte

segunda-feira, 11 de março de 2019

Um visualizador de Oops para o Linux baseado em DRM está sendo proposto novamente - semelhante à tela azul da morte








Confira !!



De volta ao tempo  quando o modo de configuração do kernel (KMS) foi originalmente falado há cerca de uma década sobre as possibilidades de implementar um "Blue Screen of Death" do Linux / melhor tratamento de erros quando ocorre um problema dramático no sistema. Tal implementação nunca se concretizou, mas agora, em 2019, há um desenvolvedor buscando novos trabalhos nessa área com um visualizador de kernel baseado em DRM.

Ahmed Darwish é o desenvolvedor agora perseguindo este " visualizador de oops para o kernel" com a intenção de implementar o suporte como drivers DRM "mínimos" para cada hardware - algo fino o suficiente para que esses drivers ainda funcionem nos casos de grandes problemas de kernel, então não usando qualquer memória dinâmica, IRQs desativados e outras suposições mínimas sobre o estado do hardware ou seus recursos. O Ahmed analisou o uso dos padrões oferecidos pela UEFI, mas o buffer de quadros fornecido pelo UEFI normalmente é perdido quando os drivers DRM / KMS do sistema operacional assumem o controle.

Ele está tomando inspirações de design do Windows, bem como macOS em seu tratamento de mensagens de erro do kernel. Nesta fase, embora não apareça, ele tem qualquer código, mesmo prototipado,

Já se passaram alguns anos desde que uma funcionalidade semelhante foi proposta - a última vez que veio à mente foi 2014 quando a conversa de um visualizador de logs DRM surgiu quando vários desenvolvedores alinhados ao sistema estavam trabalhando no manuseio de VT do espaço do usuário com o objetivo de matar off the kernel VT suporte, embora nunca realizado. Outro esforço interessante que ainda precisa se materializar no mainline para o kernel Linux também está exibindo erros de kernel como os códigos QR .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário