FERRAMENTAS LINUX: O desenvolvedor da Nouveau está trabalhando na extensão OpenGL para ajudar na engenharia reversa

segunda-feira, 15 de abril de 2019

O desenvolvedor da Nouveau está trabalhando na extensão OpenGL para ajudar na engenharia reversa





Confira !!



A desenvolvedora de drivers de longa data NVIDIA "Nouveau", Ilia Mirkin, está elaborando uma nova proposta de extensão do OpenGL para ajudar nos esforços de engenharia reversa dos motoristas.

A proposta GL_MESA_debug_operations extensão é sobre como tornar mais fácil inserir comandos arbitrários em shaders existentes para entender melhor essas operações em diferentes combinações. Essa extensão é projetada para auxiliar atividades de engenharia reversa, como Nouveau, na tentativa de entender o comportamento de hardware da NVIDIA, mas poderia ter casos de uso de outros drivers OpenGL de engenharia reversa como Freedreno, Panfrost / Lima, Etnaviv e outros. Também é possível que isso possa ser usado como um tipo de teste / difusão de diferentes operações / comportamentos de sombreamento.

Ilia Mirkin descreve a proposta MESA_debug_operations como:
Muitas vezes, o hardware tem operações que têm semânticas mal compreendidas, especialmente em combinação com flags, modos, etc. Como tal, pode ser desejável inserir essas operações no meio de um shader existente para ver o que elas farão.

Opções para fazer isso são poucas - ou uma pilha separada completa precisa ser criada para poder enviar esse sombreador para o hardware e coletar os resultados, ou uma operação existente precisa ser assumida. Isso faz com que seja necessário lidar com todas as limitações existentes dessa operação.

Esta extensão introduz operações genéricas que podem ser usadas durante atividades de engenharia reversa. Essas operações são facilmente inseridas em um sombreador e o driver pode ser facilmente modificado para executar qualquer operação desejada ao ver essas novas operações genéricas.

A extensão ainda não foi enviada ao Khronos / OpenGL Working Group, mas no domingo foi anunciada no Mesa-dev para discussão pelos desenvolvedores do Mesa.


Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário