FERRAMENTAS LINUX: O OpenMandriva está encontrando um grande sucesso em sua mudança para o uso do compilador Clang do LLVM

segunda-feira, 29 de abril de 2019

O OpenMandriva está encontrando um grande sucesso em sua mudança para o uso do compilador Clang do LLVM




Confira !!



O OpenMandriva permanece entre as poucas distribuições do Linux usando o compilador LLVM Clang por padrão, onde possível no lugar do compilador GCC. Embora às vezes seja difícil manter essa combinação, eles continuam a encontrar grande sucesso ao usar o Clang como seu compilador padrão.

O desenvolvedor do OpenMandriva, Bernhard Rosenkränzer, apresentou na conferência EuroLLVM deste mês sobre o uso do LLVM Clang por padrão, onde quase todas as distribuições Linux permanecem com o GNU Compiler Collection.

Suas razões mais proeminentes para usar o Clang sobre o GCC são para melhores tempos de compilação, uma experiência de compilação cruzada mais suave, aproveitando os sanitizantes e outras ferramentas construídas em torno do LLVM / Clang, e um código mais legível é (sem dúvida) gerado. Os desenvolvedores do OpenMandriva também descobriram menos problemas com o uso do LLVM / Clang, mesmo quando utilizam instantâneos do estado mais recente do compilador, que tendem a mudar para o início de seus ciclos de desenvolvimento, sabendo a cadência de lançamento de seis meses do LLVM.

Mas os pontos problemáticos compartilhados durante a EuroLLVM 2019 foram o LLVM / Clang ainda sem suporte à arquitetura RISC-V, então eles confiam no GCC. Eles também encontram problemas com muitos projetos que não testam nada, exceto o GCC e alguns projetos, mesmo sendo hostis em relação à construção com o Clang. Há também a possibilidade de otimizações perdidas quando há macros pré-processador indo estritamente para a rota GNU.

Dos mais de vinte mil pacotes OpenMandriva, apenas cerca de 139 atualmente possuem patches relacionados ao Clang, enquanto o 327 tem que confiar no GCC.

Os interessados ​​em aprender mais sobre o uso do LLVM / Clang pelo OpenMandriva como o compilador padrão do sistema podem fazê-lo através deste slide de PDF da EuroLLVM enquanto aguardamos as gravações de vídeo deste ano.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário