quinta-feira, 25 de abril de 2019
Parece que a AMD está prestes a postar o código do driver de código aberto "Navi" Radeon
Confira !!
Parece que a AMD postando o código de ativação de driver Radeon de código aberto para GPUs "Navi" de próxima geração é iminente. Na verdade, os primeiros pedaços foram silenciosamente eliminados hoje.
No meu monitoramento habitual de repositórios proeminentes do Git, percebi que o back-end do AMDGPU LLVM começou a ver commits "gfx1010". Sim, GFX1010 é Navi!
Até agora, há as definições de destino que incluem soluções alternativas para diferentes bugs de arquitetura e algumas novas instruções. Há também as mudanças no registro do SGPR para o GFX10, embora não sejam muito reveladoras.
Até o momento, as alterações no driver do kernel do AMDGPU e o código de alterações do suporte do Gallium3D (ou AMDVLK Vulkan) ainda não foram postados para revisão. Mas com as mudanças GFX10 (10) agora atingindo o LLVM Git, parece que a revisão legal está sendo esclarecida, o que geralmente é o último passo antes de permitir que o código seja publicado na AMD ... Esperamos ver o início do kernel e Mesa corre hoje ou nos próximos dias. Pelo menos com as antigas séries de habilitação de driver Radeon, o trabalho geralmente é iniciado quase ao mesmo tempo nos diferentes componentes de software, com pouca diferença de tempo.
Embora no lado do kernel, infelizmente baseado na cadência atual, é improvável que o código Navi seja mesclado para o próximo ciclo do kernel do Linux 5.2. O corte do novo material para o DRM-Next está chegando para o kernel Linux 5.2 e com a Navi provavelmente exigindo mudanças significativas no driver DRM, é improvável que ele seja revisado e eliminado para a fusão em curto espaço de tempo. Assim, seria necessário adiar até o ciclo Linux 5.3.
O kernel Linux 5.1 será lançado no início de maio, o kernel Linux 5.2 deve estrear mais ou menos em julho, e o kernel Linux 5.3 deve ser estável em setembro. kernel Linux 5.3 pelo menos é o que deveria estar no Ubuntu 19.10, Fedora 31, etc e provavelmente será o primeiro kernel com suporte a Radeon Navi mainline. Supondo que os rumores da Navi saiam e vejamos o lançamento da Navi neste verão, não veremos o suporte ao kernel da linha principal pronto para uso, mas pelo menos os bits do kernel devem sair a tempo para as atualizações de distribuição do Linux no outono. Para aqueles que não se sentem confortáveis montando kernels DRM-Next / Git, pelo menos o Software AMDGPU-PRO / Radeon para Linux presumivelmente oferecerá seu pacote de driver binário híbrido para distribuições LTS / corporativas suportadas no dia do lançamento.
No lado do Mesa, o congelamento de recursos do Mesa 19.1 está começando na próxima semana, tornando o RadeonSI Navi (e esperançosamente o suporte Navi RADV, que vem extraoficialmente) um recurso para o Mesa 19.2 que está sendo lançado como estável em agosto e também a tempo para o outono Atualizações de distribuição do Linux.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia,
#Radeon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário