FERRAMENTAS LINUX: O AMD Staging traz outra correção para tentar corrigir alguns sistemas Raven Ridge no Linux

sábado, 25 de maio de 2019

O AMD Staging traz outra correção para tentar corrigir alguns sistemas Raven Ridge no Linux




Confira !



As APUs AMD Raven Ridge estão fora há mais de um ano e pelo menos no Linux ainda podem ser bastante problemáticas dependendo do BIOS da placa-mãe e de outros fatores. Felizmente, enquanto o suporte a Raven 2 e Picasso APU parece estar em melhor forma, os desenvolvedores de código-fonte aberto da AMD não se esqueceram desses sistemas Raven 1 problemáticos.

Hoje é o mais recente patch tentando ajudar aqueles com sistemas Raven Ridge originais. Esta última correção esperançosa está agora ignorando o carregamento do firmware do DMCU para o Raven Ridge. O DMCU, neste contexto, é a Unidade de microcontrolador de exibição e é o microcontrolador usado para PSR (Panel Self Refresh, Atualização automática de painel) e funcionalidade semelhante.

O driver AMDGPU Linux DRM suportou o carregamento do firmware DMCU por um tempo agora, mas os desenvolvedores parecem acreditar que é melhor deixar de carregá-lo nesses sistemas Raven do que tentar carregá-lo e ignorar qualquer erro. Em particular, ao carregar o firmware do DMCU em alguns sistemas com um BIOS de sistema "ruim", ele ainda pode levar a usuários incapazes de inicializar seus sistemas.

O remendo está lá para revisão e vai ver se ele acaba na série estável do Linux ou é jogado um pouco mais antes da fusão. Em resposta ao patch, já houve uma solicitação para listar a funcionalidade white / black-list ou pelo menos oferecer o carregamento do firmware DMCU como um parâmetro do módulo. Sem a capacidade de carregar o firmware do DMCU, um recurso ausente é o Gerenciamento Automático de Luz de Fundo (ABM) para laptops Raven Ridge.


Até a próxiima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário