FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux 5.2 deve resolver muitos touchscreens / touchpads para os notebooks AMD Ryzen que não funcionam

sábado, 4 de maio de 2019

O kernel Linux 5.2 deve resolver muitos touchscreens / touchpads para os notebooks AMD Ryzen que não funcionam



Confira !!



O kernel Linux 5.2 certamente será um grande lançamento do kernel ... Além de muitos novos recursos e outras mudanças , os laptops da AMD Ryzen serão mais bem suportados por esta atualização do kernel a ser lançada como estável por volta de julho.

Diversos laptops AMD Ryzen até este momento não tiveram telas / touchpads funcionais quando executados no kernel principal. Isso se deve à falta de suporte ao controlador AMD PCIe MP2 I2C, mas um novo driver está sendo mesclado para o Linux 5.2 para suportar adequadamente esse controlador.

O driver i2c-amd-mp2 está atualmente em fila no i2c-next para introdução com a janela de mesclagem do Linux 5.2, que deve abrir amanhã, assumindo as versões do Linux 5.1 como esperado.

Este driver há muito atrasado é baseado no código AMD lançado em 2018, mas foi reescrito e passou por várias rodadas de revisão para entrar em forma para a fusão com o mainline. Mas agora está na fila e pronto para uso com a linha principal do Linux 5.2.

Se o seu touchpad estiver atualmente trabalhando em um notebook AMD Zen, é possível que o driver AMD MP2 original esteja em jogo. O Ubuntu tem sido uma das distribuições que contém um patch do código de driver original da AMD. Agora, depois de atualizar para o Linux 5.2+, o suporte deve ser ainda melhor, graças a várias melhorias de funcionalidade em relação ao driver original corrigido nos kernels do Ubuntu. Outros proprietários de laptops da AMD recorreram ao uso de uma versão DKMS deste driver para poder usar seus laptops.

Entre os muitos laptops, este novo driver AMD MP2 deve ajudar os touchpads ou telas sensíveis ao toque: o Dell Latitude 5495, o Lenovo Yoga 530, o Lenovo Ideapad 530s, o Acer Nitro 5, o Huawei Matebook D e muitos outros novos controladores

Fonte

Até a próxima .

Nenhum comentário:

Postar um comentário