quarta-feira, 29 de maio de 2019
O kernel Linux continua sendo canalizado para suporte ao Intel UMWAIT
Confira !!
Quase um ano atrás, informamos sobre o trabalho inicial feito pela equipe de Linux da Intel em adicionar novas instruções de CPU para núcleos de CPU Tremont , em particular as novas instruções UMWAIT para aumentar a economia de energia durante os períodos de inatividade. Esse código continua sendo revisado para o suporte ao kernel UMWAIT, mas ainda precisa ser mainlined.
Na semana passada, a terceira revisão pública para a ativação do kernel UMWAIT foi enviada. O UMWAIT permite monitorar uma variedade de endereços em um estado de potência / desempenho leve ou em um modo aprimorado que ainda pode ajudar a economizar energia, mas a fim de oferecer latências mais baixas. O UMWAIT destina-se a ser utilizado como uma alternativa aos spinloops do kernel quando necessitar de esperar / dormir por curtos períodos de tempo. O uso do UMWAIT pode economizar energia e, ao mesmo tempo, ajudar no desempenho dos núcleos de irmão do Hyper Threading.
O compilador do GCC 9 já está sendo fornecido com suporte à instrução UMWAIT, enquanto é o suporte do kernel que ainda está sendo resolvido para essas instruções de espera do usuário. Os últimos patches para os interessados podem ser encontrados aqui. Espero que este suporte UMWAIT (e o suporte UMONITOR / TPAUSE relacionado) esteja pronto para o ciclo do kernel Linux 5.3.
Os primeiros processadores da Intel com estas novas instruções são a Tremont como o sucessor Atom de 10 nm da Goldmont Plus, que deve sair no final deste ano.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Intel,
#Linux,
#linux kernel,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário