FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux continua sendo canalizado para suporte ao Intel UMWAIT

quarta-feira, 29 de maio de 2019

O kernel Linux continua sendo canalizado para suporte ao Intel UMWAIT




Confira !!



Quase um ano atrás, informamos sobre o trabalho inicial feito pela equipe de Linux da Intel em adicionar novas instruções de CPU para núcleos de CPU Tremont , em particular as novas instruções UMWAIT para aumentar a economia de energia durante os períodos de inatividade. Esse código continua sendo revisado para o suporte ao kernel UMWAIT, mas ainda precisa ser mainlined.

Na semana passada, a terceira revisão pública para a ativação do kernel UMWAIT foi enviada. O UMWAIT permite monitorar uma variedade de endereços em um estado de potência / desempenho leve ou em um modo aprimorado que ainda pode ajudar a economizar energia, mas a fim de oferecer latências mais baixas. O UMWAIT destina-se a ser utilizado como uma alternativa aos spinloops do kernel quando necessitar de esperar / dormir por curtos períodos de tempo. O uso do UMWAIT pode economizar energia e, ao mesmo tempo, ajudar no desempenho dos núcleos de irmão do Hyper Threading.

O compilador do GCC 9 já está sendo fornecido com suporte à instrução UMWAIT, enquanto é o suporte do kernel que ainda está sendo resolvido para essas instruções de espera do usuário. Os últimos patches para os interessados ​​podem ser encontrados aqui. Espero que este suporte UMWAIT (e o suporte UMONITOR / TPAUSE relacionado) esteja pronto para o ciclo do kernel Linux 5.3.

Os primeiros processadores da Intel com estas novas instruções são a Tremont como o sucessor Atom de 10 nm da Goldmont Plus, que deve sair no final deste ano.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário