domingo, 19 de maio de 2019
Um impulso para a decodificação de vídeo sem o uso de firmware pelos drivers de mídia kernel Kernel
Confira !!
Paul Kocialkowski, veterano desenvolvedor de multimídia do Linux, resumiu a situação atual nesta semana de muitas plataformas de hardware que possuem um micro-controlador de uso geral que executa um blob de firmware não-livre para coordenar o trabalho de decodificação de vídeo. Isso torna mais fácil programar com essa abordagem baseada em firmware, mas torna o driver menos livre e, agora, com as melhorias recentes da infraestrutura Linux, é melhor dar suporte a lidar com o próprio hardware de vídeo.
Embora a decodificação de vídeo baseada em firmware facilite o trabalho do driver, depende dos blobs de firmware binário e do microcontrolador em execução, que não necessariamente desperdiçam energia nessa tarefa. Com trabalhos recentes na interface de mídia do kernel do Linux, o kernel agora pode suportar melhor a interface com os decodificadores de hardware diretamente.
Kocialkowski observa que, ao tocar diretamente no decodificador de hardware, ele funcionaria melhor para configurações de software totalmente livres, mais fácil de atualizar sem ter problemas de firmware no processo, possíveis vantagens de latência / desempenho e liberando o microcontrolador para realizar outros trabalhos.
Ele espera que os desenvolvedores do subsistema de mídia Linux possam empurrar os fornecedores para um suporte de hardware mais direto, agora que a infraestrutura do kernel pode lidar melhor com isso do que a decodificação de vídeo baseada em firmware. Naturalmente, não são muitos os fornecedores que documentam publicamente seus registros e outros detalhes de hardware, mas vamos ver onde esse esforço nos leva. Mais detalhes neste tópico da lista de discussão do kernel .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#Linux,
#Multimidia,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário