FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux foi definido para expor oculto controladores da NVIDIA HDA, ajudando os usuários de laptop

quinta-feira, 13 de junho de 2019

O Kernel Linux foi definido para expor oculto controladores da NVIDIA HDA, ajudando os usuários de laptop





Confira !!



Se você é um usuário do driver de placa gráfica NVIDIA "Nouveau" de código aberto em laptops e não encontrou suporte de áudio, isso provavelmente será corrigido por um patch de kernel que deve chegar ao kernel do Linux 5.3.

As modernas GPUs NVIDIA possuem um controlador HDA integrado, mas principalmente no caso de notebooks recentes, elas tendem a ficar ocultas - dependendo de um pouco no espaço de configuração da GPU, é possível "ocultar" o controlador. Quando está oculto, o controlador não será inicializado e você perderá funcionalidades como o áudio HDMI.

Dois anos atrás, nos fóruns da própria NVIDIA, um de seus desenvolvedores confirmou o comportamento e o bit que deve ser definido para expor o controlador, caso ele estivesse oculto.

Houve um patch no ano passado para definir o bit como parte do código de peculiaridade do PCI Linux, mas problemas técnicos sustentaram o patch naquele momento. Mas agora, com essas dependências endereçadas, parece seguro, pois o patch pode finalmente ser resumido. Como isso está no código peculiar de PCI do kernel, em oposição ao Nouveau DRM, isso também poderia ajudar aqueles que usam o driver NVIDIA proprietário, bem como os laptops onde o controlador está oculto.

O patch atualmente pode ser encontrado na lista de discussão do Nouveau para análise

Fonte

Até a própxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário