FERRAMENTAS LINUX: O NetBSD está vendo melhor suporte ao Wine graças ao Google Summer of Code

domingo, 30 de junho de 2019

O NetBSD está vendo melhor suporte ao Wine graças ao Google Summer of Code




Confira !!



Um dos projetos interessantes do Google Summer of Code no BSD deste ano é portar o Wine para rodar em AMD64 (x86_64) no NetBSD.

O NetBSD tem rodado o Wine até certo ponto em i386, mas este esforço tem sido sobre a obtenção de uma porta Wine de 64 bits rodando muito bem com a compatibilidade de programas do Windows de 32 bits.

O último estado Wine conhecido do NetBSD foi o Wine 1.9.18, que é antigo, mas o desenvolvedor estudantil Leonardo Taccari tem se concentrado em fazer o Wine 4.4 rodar muito bem. Enquanto o AMD64 é seu foco, ele vem trabalhando em algumas correções do i386 para conseguir isso para o Wine 4, incluindo uma correção importante agora indo para o upstream.

"Eu acho que o Wine-4.4 está em boa forma a partir de agora, mas o empacotamento é complicado, especialmente porque o chroot não é uma opção, já que é privilegiado. Eu tenho escrito pacotes compat32 para dependências do Wine para tê-los crosscompiled em amd64. Eu estarei trabalhando para obter o Wine crosscompiled para suporte de 32 bits em amd64 durante o próximo período de codificação. "Saiba mais no relatório inicial de Leonardo sobre seu projeto GSoC.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário