FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao AMD Navi o transforma em DRM-Next para o kernel Linux 5.3, a AMDGPU atinge dois milhões de linhas

sexta-feira, 28 de junho de 2019

O suporte ao AMD Navi o transforma em DRM-Next para o kernel Linux 5.3, a AMDGPU atinge dois milhões de linhas




Confira !!


Com o suporte do driver de kernel do Linux para as próximas placas gráficas "Navi", o AMDGPU / AMDKFD já havia sido enviado na semana passada , considerando mais de 450 patches e mais de 400 mil linhas de código (com boa parte dos arquivos de cabeçalho automatizados) , houve algum risco que poderia ser adiado, dado o corte iminente de material novo no DRM-Next para Linux 5.3, dado o ciclo de lançamento rígido. Felizmente, esse pedido foi respeitado.

Assim, supondo que Linus Torvalds não tenha objeções ao código, este suporte AMDGPU Navi estará presente no kernel Linux 5.3. O acréscimo de Navi regrediu anteriormente, mas, felizmente, esse bug foi rapidamente detectado e resolvido. O co-mantenedor do DRM, David Airlie, estava satisfeito o suficiente com a atualização do código do AMDGPU durante a noite para o DRM-Next.

O AMDGPU já foi o maior driver do kernel do Linux, mas a curiosidade tirou o melhor de mim para ver o tamanho da pilha do AMDGPU no kernel (incluindo os componentes de computação, PowerPlay, etc) é 1.752.237 linhas de código, 196.991 linhas de comentários e 89,569 linhas em branco. Esse número combinado de 2.038.797 linhas está espalhado atualmente em 1.179 arquivos. Claro, isso é apenas contar o código do driver do kernel AMDGPU (não o Radeon DRM) e não contar os vários componentes do espaço do usuário, como os drivers OpenGL e Vulkan.

Assim, com a adição do suporte Navi, o código AMDGPU DRM está agora solidamente acima de dois milhões de linhas. Para perspectiva, o estado do kernel do Linux no DRM-Next era 51.793 arquivos de código com 18.355.485 linhas de código detectadas e outras 3.331.980 linhas de comentários e 3.291.932 linhas em branco. Ou um total de 21.979.397 linhas de escritura.

O moderno driver de kernel de gráficos da AMD representa pouco mais de 9% da base de código total do kernel do Linux! Embora isso seja bastante enxuto para o driver de gráficos da AMD. Eu não ouvi nenhum número nos últimos tempos, mas alguns anos atrás foi dito que seu driver proprietário (Catalyst, na época) estava ao norte de dez ou vinte milhões de linhas de código no total para ambos os componentes do kernel / usuário.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário