FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Intel Itanium IA-64 está para ser descontinuado pelo GCC 10, a sua remoção foi planejada no GCC 11

sexta-feira, 14 de junho de 2019

O suporte do Intel Itanium IA-64 está para ser descontinuado pelo GCC 10, a sua remoção foi planejada no GCC 11




Confira !!



A Intel anunciou no início do ano que seus mais novos processadores Itanium 9700 "Kittson" de 2017 seriam descontinuados sem nenhum sucessor planejado para a linha IA-64. Dado que o suporte ao compilador IA-64 já está em forma para o GCC, os desenvolvedores do GNU estão planejando desaprovar o suporte para o atual ciclo do GCC 10 e removê-lo inteiramente para o GCC 11.

Parece que o suporte da cadeia de ferramentas do compilador GCC não viver muito além do ano que vem, que é também quando a Intel vai honrar as últimas encomendas dos processadores da série IA-64 9700. O GCC 10 vai estrear por volta do início do segundo trimestre de2020, enquanto o GCC 11 com o suporte do IA-64 provavelmente removido será lançado em Q2'2021, dada a sua cadência de lançamento normal.

Considerando que o compilador GCC é usado para compilar o kernel do Linux e o IA-64 não tem cobertura de outros compiladores como o Clang capaz de construir o kernel do Linux, ele efetivamente significa o fim do caminho para o novo suporte Linux avançar. Concedido, o hardware Itanium continuará a trabalhar com as versões de compilador existentes, mas considerando que a maioria do código IA-64 já está começando a sofrer de podridão de bits, é tempo de início para os clientes considerarem outras opções de arquitetura para os sistemas Itanium.

Até agora, todos os comentários sobre a coleção do GNU Compiler são favoráveis ​​à depreciação do código IA-64 . Seguindo a depreciação, ainda há a possibilidade de a porta ser reativada se um novo mantenedor de código se aproximasse, mas neste momento parece improvável.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário