sábado, 13 de julho de 2019
A AMD apresenta um novo driver CPUFreq para o suporte a CPPC com os processadores Zen 2
Confira !!
As CPUs AMD Zen 2 suportam o CPPC (Collaborative Processor Performance Control) da ACPI para ajustar o sistema aos requisitos de energia e / ou desempenho. A AMD publicou agora um novo driver CPUfreq para lidar com sua implementação de CPPC e os novos controles encontrados em seus novos processadores.
O suporte para CPPC da AMD com CPUs desktop / servidor / móvel Zen 2 pode ser ativado opcionalmente e permite definir o desempenho mínimo / máximo juntamente com o desempenho desejado e outros botões para ajuste via sysfs.
Este novo driver de escalonamento de frequência da CPU da AMD é chamado de "amd_cpufreq" e pode ser ativado em kernels suportados com o sinalizador amd_cpufreq.cppc_enable = 1 ou amd_cpufreq = enable. Mas, dado o momento em que esses novos patches foram postados, infelizmente é improvável que esse novo driver esteja enfileirado para a janela de mesclagem do Linux 5.3 atualmente aberta e, portanto, terá que esperar pelo kernel Linux 5.4 no final do ano.
A AMD documentará diferentes opções de desempenho / energia nos guias de desempenho / otimização. Eles também planejam desenvolver uma ferramenta de espaço de usuário do Linux para gerar perfis de CPPC para uma carga de trabalho de destino. Da mesma forma, não há uma política CPPC genérica / padrão no momento.
A especificação ACPI CPPC permite que o sistema operacional gerencie melhor a potência / desempenho do processador com base em uma escala de desempenho abstrata. Este driver amd_cpufreq expõe mais botões do que o suportado pelo driver acpi_cppc do kernel Linux existente. O código CPPC do kernel existente tem sido amplamente focado no suporte do Arm a essa funcionalidade, enquanto que o Zen 2 é ótimo, agora existe o suporte na parte frontal da AMD.
Uma vez que este código é mainlined deve fornecer testes interessantes. Os patches iniciais ainda a serem revisados podem ser encontrados no LKML .
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário