segunda-feira, 22 de julho de 2019
O GCC 10 chega com o suporte ao OpenRISC para as instruções de ponto flutuante
Confira !!
Quando se trata de ISAs de processadores de código aberto, o RISC-V atualmente captura grande parte dos holofotes, mas o OpenRISC continua avançando como outra arquitetura de CPU de código aberto. O back-end do compilador OpenRISC GCC e outras ferramentas de software também continuam avançando nessa arquitetura que está em desenvolvimento desde 2000.
O backend / target do OpenRISC chegou no final de 2018 para a atual série estável do GCC 9. Este suporte OpenRISC "or1k" continua amadurecendo. Levou tanto tempo para o suporte do OpenRISC entrar no GCC, pois os desenvolvedores originais do suporte ao compilador não concordariam com a atribuição de direitos autorais da Free Software Foundation para obter o código mesclado. Como resultado, uma reescrita de sala limpa do código do OpenRISC do GCC era necessária antes que pudesse ser aceita no GCC.
Neste final de semana, algumas melhorias do OpenRISC / or1k atingiram o compilador de desenvolvimento do GCC 10. O ponto culminante desse trabalho é o suporte inicial para o FPU . Com o GCC 10 para OpenRISC, o suporte para instruções de ponto flutuante de hardware agora é suportado e pode ser alternado por meio do comutador "-mhard-float". Há também operações de ponto flutuante de precisão dupla como parte da especificação mais recente do OpenRISC 1.3.
Embora seja ótimo ver o progresso do software, infelizmente, não parece haver muito progresso recente na rotação de chips OpenRISC para computação de uso geral ou em qualquer placa de desenvolvedor conveniente (a não ser o uso de FPGAs).
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário