FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.3 escolhe o suporte para os aquivos de Firmware Compactados - Economias de Armazenamento Mensuráveis

sábado, 13 de julho de 2019

O Kernel Linux 5.3 escolhe o suporte para os aquivos de Firmware Compactados - Economias de Armazenamento Mensuráveis






Confira!



Com o crescente número de dispositivos que requerem firmware / microcódigo carregável em tempo de execução e o Linux continuando simplesmente a suportar muito mais hardware, o tamanho de / lib / firmware inchou nos últimos anos e agora para o próximo lançamento do kernel Linux 5.3 é a capacidade para compactar esses arquivos de firmware para uma economia de espaço bastante significativa.

Takashi Iwai, do SUSE, tem trabalhado no suporte para carregar arquivos de firmware compactados e, com os patches centrais do driver do Kernel Linux 5.3, existe esse suporte. Em seu próprio sistema, ele começou com / lib / firmware ocupando mais de 400 MB do disco. Ao usar a compactação XZ, isso caiu para cerca de 130 MB no total. Assim, ser facilmente capaz de remover várias centenas de megabytes do disco devido a todos esses blobs de firmware é uma vitória fácil.

Os arquivos do firmware permanecem compactados no disco enquanto no momento do carregamento do firmware no kernel a descompactação é feita. Apenas a compactação XZ é suportada atualmente. Quando a opção CONFIG_FW_LOADER_COMPRESS está habilitada, o kernel tentará primeiro carregar um arquivo de firmware com o nome original, mas voltará a tentar carregar qualquer arquivo com o mesmo nome acrescentado pela extensão .xz .

Esse suporte de carregamento de firmware compactado foi enviado como parte dos patches principais do driver para a janela de mesclagem do Kernel  Linux 5.3 que foi aberta nesta semana.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário