FERRAMENTAS LINUX: O Ubuntu 20.04 LTS Server está planejando novos meios para as instalações automatizadas

sexta-feira, 19 de julho de 2019

O Ubuntu 20.04 LTS Server está planejando novos meios para as instalações automatizadas


Confira !!



A equipe de servidores da Canonical está trabalhando em um novo meio de realizar instalações automatizadas do Ubuntu Server a tempo para sua versão 20.04 LTS.

Tradicionalmente, o Ubuntu Server suportava instalações automatizadas da mesma maneira que o Debian, confiando no Instalador Debian baseado em texto e, portanto, permitia o uso de pré-sementes. Mas desde o Ubuntu 18.04 LTS quando eles lançaram seu novo instalador baseado em texto para o Ubuntu Server que não é baseado no antigo Instalador Debian, eles perderam o suporte pré-semente.

Ao invés de tentar suportar pre-seeds como no mesmo formato do Debian Installer, eles estão trabalhando em uma nova abordagem que eles esperam ter com o Ubuntu Server 20.04 LTS. Sua abordagem proposta está usando o YAML como o formato para especificar os dados de instalação do servidor e faz suposições diferentes sobre o que fazer no caso de dados ausentes e outro comportamento.

A Canonical na verdade não tem essa nova funcionalidade de instalação automatizada implementada neste estágio, pelo menos não na íntegra. No entanto, eles estão solicitando feedback sobre sua abordagem planejada, conforme detalhado nesta página Wiki.. Eles estão procurando tanto os prós e contras para esta implementação planejada antes de ir adiante com o seu design. Neste ponto, não parece que eles pretendem oferecer qualquer integração Ubiquity para oferecer as mesmas opções (entrada YAML) através do seu instalador de desktop.

Com certeza, os desenvolvedores da Canonical estarão ocupados com os muitos esforços de desktop e servidor em fluxo à frente do lançamento do suporte a longo prazo do Ubuntu 20.04, previsto para o próximo mês de abril. Esta funcionalidade de instalação automatizada do servidor também pode ser transferida para o Subiquity no Ubuntu 18.04.x ​​LTS, considerando também que a funcionalidade está ausente, embora importante para muitas empresas, particularmente aquelas que executam implementações de servidores em massa.

Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário