FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao Intel Icelake Thunderbolt não está chegando até o kernel Linux 5.4

sábado, 6 de julho de 2019

O suporte ao Intel Icelake Thunderbolt não está chegando até o kernel Linux 5.4



Confira !!



Embora o suporte ao Linux em torno da Intel Icelake esteja em grande parte resolvido, uma área que até agora esteve sob o radar foi o suporte Thunderbolt, que agora está disponível em forma de patch, mas não será mainlined até o kernel Linux 5.4.

Com Icelake, a Intel transferiu o controlador Thunderbolt para o próprio processador (sem o circuito de distribuição de energia Thunderbolt). Durante a noite, o suporte do Linux a este suporte Icelake Thunderbolt foi publicado pelo funcionário da Intel e pelo mantenedor do código Linux Thunderbolt, Mika Westerberg.

Com os patches, existem cerca de 500 linhas de novo código para habilitar este último controlador Intel. Nos patches, Mika também aponta com o controlador Icelake que não há níveis de segurança Thunderbolt embutidos para que as proteções DMA sejam tratadas por um IOMMU.

Enquanto a janela de mesclagem do kernel Linux 5.3 está se abrindo em breve, devido a esses patches só agora serem publicados e Mika sair em férias no próximo mês, esse suporte está sendo mantido até o ciclo doo kernel Linux 5.4 no final do ano. Pelo menos o restante do suporte a processadores Intel Icelake e Gen11 já está em boa forma com o kernel principal.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário