FERRAMENTAS LINUX: A AMD envia o suporte inicial ao driver Linux para APUs "Renoir"

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A AMD envia o suporte inicial ao driver Linux para APUs "Renoir"




Confira !!



A AMD está se destacando bem no mês passado com o lançamento do seu hardware Linux. No mês passado, vimos o suporte ao Navi 10/12/14 para o Linux, bem como o suporte para a futura GPU Arcturus baseada em Vega, e agora vemos os patches de ativação inicial para suas APUs de próxima geração, a Renoir.

Enviado hoje, os 27 patches iniciais equivalem a cerca de duas mil linhas de código (aproximadamente metade dos quais são apenas arquivos de cabeçalho) para trazer essa AMD APU de próxima geração.

Renoir é o sucessor das atuais APUs AMD Picasso e supostamente é baseado na nova arquitetura Zen 2, ao mesmo tempo em que incorpora uma GPU Navi ... Bem, pelo menos originalmente o que boatos / vazamentos relataram. Esses patches de código indicam que o Renoir deve ser baseado no Raven / Vega, ao contrário do Navi. Não se sabe muito sobre Renoir publicamente e não se espera que cheguem às prateleiras até 2020.

O Renoir é baseado no Navi (ou na verdade Vega?) Então não é um monte de código novo do lado do driver do kernel do AMDGPU, mas ainda assim, não estamos acostumados a ver esse suporte de driver do Linux tão cedo antes do lançamento ( potencialmente ~ 6 + meses). Poderia ser um sinal de que poderia haver algumas vitórias de design interessantes ou Chromebooks garantindo um bom suporte ao Linux no lançamento ou pode ser que eles tenham atingido uma boa pontualidade na nova habilitação de plataforma, mas seja qual for o caso, certamente é bem-vinda, especialmente depois da experiência muito acidentada de Raven Ridge no Linux.

Esses patches confirmam o suporte ao VCN 2.0 no Renoir, enquanto a maioria das alterações no código se resume a pequenas diferenças em relação ao gerenciamento de energia / relógio, configurações de registro de ouro e bits de firmware. O código AMDGPU parece indicar isso como baseado em Vega, em vez de Navi como havia rumores. Então, a menos que acabem comercializando isso estranhamente (assim como o Kabylake-G com o VegaM sendo realmente Polaris), é isso que está acontecendo.

Por enquanto, pelo menos, os gráficos de Renoir são representados apenas por um único ID PCI, 0x1636.

O suporte AMD Renoir atualmente experimental (escondido por trás do feature flag) deve estar a caminho para o DRM-Next em breve para o Kernel Linux 5.4, enquanto os próximos ciclos do kernel devem se estabilizar e ser ativados por padrão, esperançosamente ainda à frente do hardware esperado lançamento.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário