sexta-feira, 30 de agosto de 2019
A AMD prepara o seu suporte à proteção de conteúdo HDCP 1.4 para o Raven Ridge e mais recentes
Confira !!
Os desenvolvedores da AMD enviaram seus mais recentes patches de código-fonte aberto do Linux, fazendo o compartilhamento de drivers do kernel, para permitir o suporte a HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) para a versão 1.4 e mais recente.
Embora ver os patches de suporte ao HDCP para drivers gráficos de código aberto irrite muitos na comunidade, semelhante a outros drivers de código aberto que suportam HDCP, essa é apenas uma parte do quebra-cabeça da proteção de conteúdo. Somente esses patches não impõem restrições a usuários ou outras deficiências, mas se resumem principalmente a softwares proprietários que desejam utilizar os recursos HDCP no Linux. Os players de vídeo de código aberto e similares podem continuar desfrutando da aceleração de vídeo baseada em GPU ininterruptamente.
Portanto, embora haja muita oposição ao Gerenciamento de Direitos Digitais e HDCP pela comunidade de código-fonte aberto, ter o suporte no código do kernel do driver gráfico de código-fonte aberto não limita as liberdades atuais. Mas, por outro lado, para a longevidade do suporte ao driver Linux, essa é realmente uma boa notícia. Presumivelmente, esse trabalho recente de HDCP para o driver AMD Linux deve-se a mais (ou esperadas) vitórias de design de pessoas como o Google com seus Chromebooks.
O driver gráfico Linux de código aberto da Intel só começou a ver o HDCP funcionar relativamente recentemente quando os engenheiros do Google estavam interessados no suporte da Intel no contexto do suporte do Chromebook. Agora, com a AMD colocando seu suporte em ordem, espero que isso signifique ver mais SoCs da AMD como Chromebooks ... Obviamente, os desenvolvedores da AMD não investiriam neste módulo HDCP para o driver AMDGPU Linux, a menos que houvesse cliente real necessidade: esta última adição ao HDCP possui mais de cinco mil linhas de novo código de driver.
Por enquanto, essa implementação do HDCP 1.4 tem como alvo APUs Raven Ridge e mais recentes. Os patches estão atualmente organizados aqui e, dado que o tempo de atraso para o Linux 5.4 pode muito provavelmente acabar sendo material para o Linux 5.5 - tanto quanto os patches AMDGPU DRM estão preocupados com algum código miscel DRM já na fila para o próximo ciclo 5.4.
Para os puristas de software livre, mesmo que a funcionalidade padrão não interrompa seus prazeres de visualização, o código AMDGPU gera essa adição do módulo HDCP como uma nova opção DRM_AMD_DC_HDCP Kconfig para permitir que você continue construindo um kernel sem essa funcionalidade. Embora baseado na mensagem de: "O HDCP não está totalmente concluído, precisamos ser capazes de
criar e executar o driver sem ele. " Este Kconfig alterna necessariamente lá a longo prazo.
Fonte
Até a próixma !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário