FERRAMENTAS LINUX: A AMD submete o código de suporte à GPU Navi 12/14 e Arcturus para a fila do Kernel Linux 5.4

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

A AMD submete o código de suporte à GPU Navi 12/14 e Arcturus para a fila do Kernel Linux 5.4



Confira !



A AMD enviou sua solicitação inicial de mudança de recursos para o seu driver gráfico AMDGPU Direct Rendering Manager para iniciar o enfileiramento no DRM-Next para o lançamento do ciclo de kernel Linux 5.4 em setembro . Notável para este lote de trabalho AMDGPU DRM-Next é um monte de novo suporte GPU inédito.

Diferente de onde o suporte ao Navi 10 chegou ao kernel da linha principal após o lançamento do produto AMD, o suporte a GPU Navi 12 e Navi 14 está pronto para ser lançado e estará instalado no DRM-Next até o ciclo do Kernel Linux 5.4 começar. É claro, a AMD pode acabar lançando os produtos Navi 12/14 antes do Kernel Linux 5.4 estável saindo estável por volta de novembro, mas pelo menos esse suporte está disponível. Também já vimos os acontecimentos do Navi 12/14 acontecerem dentro dos drivers OpenGL / Vulkan do espaço do usuário e do código relacionado.

Espera-se que o Navi 12 seja uma placa gráfica Navi maior que poderia ser lançada como a série Radeon RX 5800. Enquanto isso, há rumores de que a Navi 14 é uma GPU de 7 nm mais econômica, como a série Radeon RX 5600.

Além dos bits do kernel Navi 12/14, esta solicitação pull também traz o código de suporte inicial do Arcturus . Não é muito conhecido publicamente sobre o Arcturus, mas todas as indicações de nossa escavação no código apontam para ele como um novo acelerador de estação de trabalho baseado em Vega que é somente para computação. Poderíamos potencialmente ouvir sobre Arcturus no final deste mês na Hot Chips durante uma palestra da CEO da AMD, Lisa Su.

Além do novo suporte a GPU, este pull também possui gerenciamento de energia dinâmica com clock de memória agora habilitado para o suporte Navi (10) existente, suporte a exibição de dispersão / coleta para hardware Raven, manipulação melhorada de SMU para reinicialização de GPU, suporte RAS para gráficos, suporte para limpeza memória na liberação do buffer, e uma variedade de outros recursos de trabalho e correções de bugs.

O pouco para limpar a memória de vídeo no lançamento é interessante. A confirmação menciona que esse sinalizador de alocação de memória (AMDGPU_GEM_CREATE_VRAM_WIPE_ON_RELEASE) deve ser usado para objetos buffer com "dados confidenciais" e essa adição de TTM garantirá que o buffer seja limpo quando não for mais necessário, em vez do conteúdo restante na memória que poderia ser lido em outro lugar.

Esta lista atual de mudanças no driver do kernel AMDGPU pode ser encontrada via este DRM-Next PR . Espera-se mais trabalho com o recurso AMDGPU / AMDKFD nas próximas semanas para o Kernel Linux 5.4, que será a última versão estável do ciclo do kernel de 2019

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário