Coonfira !!
Foi anunciado pela Collabora no dia 30 de julho, um projeto novo open source que irá permitir que os ambientes de desktop baseados no Linux e os gerenciadores de janelas estejam cientes da RV (realidade virtual).
Esse projeto recebeu uo nome de xrdesktop e conta com o patrocínio da Valve e tem o objetivo de fazer a integração dos ambientes de desktop existentes como o KDE e o GNOME, fazendo com que eles se tornem executáveis em RV . Para que isso aocnteça é necessário fazer a renderizando janelas no espaço 3D, permitindo aos usuários manipulá-las com controladores e headsets VR.
"Essa integração do xrdesktop nos gerenciadores de janelas permite espelhar as janelas existentes no XR e sintetizar a entrada do desktop através de ações XR. O xrdesktop pode ser executado como um aplicativo de cena dedicado, mas também possui um modo de sobreposição, onde janelas de desktop são sobrepostas executando o aplicativo VR ", explica Lubosz Sarnecki da Collabora.Integração com o seu ambiente Desktop
A Collabora disse que o projeto xrdesktop foi projetado para fazer a integração diretamente com ambiente de desktop Linux favorito do usuário e assim eliminar a necessidade de se usar um compositor dedicado para a sua execução em VR. Isso também significa que o xrdesktop irá funcionar pronto para o uso com suas configurações existentes, mas ainda só funciona em ambientes GNOME e KDE.
Mas de acordo com a Collabora, as futuras versões do xrdesktop vão funcionar em qualquer ambiente desktop ou ogerenciador de janelas que forem projetados para o desktop Linux.
Vale observar que o xrdesktop pode serr usado como um aplicativo de dicado de cena e qele também vem ocom o modo de sobreposição para permitir que as janelas da área de trabalho sejam sobrepostas sobre um aplicativo de RV existente.
Internamente, o xrdesktop é alimentado por um conjunto de blibiotecas que são baseadas no Glib e um renderizador Vulkan que foi construído internamente . O xrdesktop foi escrito em C, não possui um gerenciador de janelas então ele só pode ser integrado em um existente . O xrdesktop pode ser testado o KDE e no GNOME na página do GitLab .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário