FERRAMENTAS LINUX: O Google permite autenticação de impressão digital em vez de senhas em alguns serviços

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

O Google permite autenticação de impressão digital em vez de senhas em alguns serviços




O novo serviço pode ser expandido no futuro


Os usuários do Android terão muito mais facilidade em gerenciar os log-ins porque o Google agora permite que as pessoas usem a impressão digital em vez da senha.

Ter que lembrar as senhas de todos os serviços online que você está usando pode ser um desafio. Essa é a principal razão pela qual as pessoas optam por ter a mesma senha em vários sites, o que, por sua vez, as expõe a ainda mais vulnerabilidades. Se apenas um desses serviços for hackeado, todos os outros estão em risco.

Claro, você pode optar por usar um gerenciador de senhas ou simplesmente salvar as senhas, com a ajuda do Android, mas isso ainda é um problema. A melhor solução seria usar as medidas de segurança existentes, como a impressão digital ou o pino, para efetuar login em vários serviços.

A solução está apenas na metade

O Google agora permite que os usuários façam login em algumas de suas contas, com a ajuda da impressão digital, no navegador Chrome. É muito difícil usar esse recurso com aplicativos de terceiros, mas está chegando lá.

“Estamos felizes em anunciar que você pode confirmar sua identidade usando sua impressão digital ou bloqueio de tela em vez de uma senha ao visitar determinados serviços do Google. O recurso está disponível hoje em dispositivos Pixel e será exibido em todos os dispositivos Android 7 ou superior nos próximos dias. Esses aprimoramentos são criados usando os padrões FIDO2, W3C WebAuthn e FIDO CTAP e são projetados para fornecer experiências de autenticação mais simples e mais seguras. Eles são o resultado de anos de colaboração entre o Google e muitas outras organizações da FIDO Alliance e do W3C ”, escreve Dongjing He, engenheiro de software e Christiaan Brand, gerente de produto do Google.

Para que esse novo recurso funcione, os usuários precisarão do Android 7.0 (Nougat) ou posterior, de uma Conta do Google pessoal em um dispositivo Android e de uma tela de bloqueio configurada. Os usuários precisam abrir o Google Chrome, acessar https://passwords.google.com , escolher exibir ou gerenciar uma senha salva e seguir as instruções.

O novo serviço não significa que você não precisa mais usar a autenticação em duas etapas, pois isso ainda está em vigor. Mas é um passo na direção certa, em direção a um mundo mais sem senha.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário