FERRAMENTAS LINUX: O Sysprof obtém o suporte de criação de perfis para consumo de energia da CPU

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O Sysprof obtém o suporte de criação de perfis para consumo de energia da CPU



Confira !!



O profiler Sysprof do GNOME continua em uma trajetória de se tornar um componente incrivelmente versátil para desenvolvedores que buscam maximizar o desempenho e a eficiência sob esse ambiente de desktop. O Sysprof já pegou uma série de novos recursos para o GNOME 3.34, mas o trabalho ainda não está concluído.

Esse ciclo viu o GTK4 e outros componentes suportando o novo mecanismo do Sysprof e outros trabalhos para diminuir os gargalos de desempenho dentro do código.

O desenvolvedor líder do Sysprof e do GNOME Builder, Christian Hergert, agora está trabalhando no suporte a mais widgets GTK4, várias otimizações e também no rastreamento do uso de energia da CPU. O Sysprof tem suporte inicial para Intel RAPL - Limite de Potência Média em Execução. Através das interfaces RAPL da Intel no kernel, é possível medir o uso de energia da CPU em tempo real para identificar áreas do código que possam estar famintas por energia.

Este monitoramento de energia da CPU é cada vez mais importante com GTK4 dando mais trabalho para a GPU, em teoria pelo menos deve ser um trabalho mais leve na CPU, mas este relatório de potência RAPL / CPU deve confirmar isso e identificar áreas que possam estar mastigando muito do CPU.

Mais detalhes sobre este último trabalho do Sysprof através do blog de Hergert .

Fonte

Atéa próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário