FERRAMENTAS LINUX: Os drivers de GPU de código aberto para embarcados estão melhorando, mas fazendo isso

domingo, 25 de agosto de 2019

Os drivers de GPU de código aberto para embarcados estão melhorando, mas fazendo isso



Confira !!



Robert Foss, da Collabora, voltou a participar do Open-Source Summit da Linux Foundation nesta semana para apresentar o mais recente estado de drivers gráficos de código aberto no espaço integrado.

Como todos vocês devem saber, os drivers gráficos integrados de código aberto têm melhorado muito com o Broadcom VC4 / V3D, o Freedreno para a Qualcomm Adreno e, mais recentemente, o Panfrost para o novo hardware Arm Mali e outros opções de driver de engenharia reversa, como Etnaviv para gráficos Vivante IP.

O progresso foi feito este ano com o novo suporte de hardware e todos esses diferentes projetos de driver de código aberto têm feito bons progressos, embora geralmente não em paridade de recursos ou desempenho para seus drivers proprietários e oficiais dos diferentes fornecedores de hardware.

Durante a apresentação em San Diego, Robert Foss abordou o assunto de importância crescente com grande parte do OpenGL sendo eliminado pelos drivers proeminentes e isso é o suporte do OpenCL. Ainda não existe qualquer implementações OpenCL notáveis na boa forma de esses drivers embutidos, mas o progresso está sendo feito junto com a pilha de Mesa com Clover, suporte NIR, etc, que deve tornar-se mais interessante como nós batemos 2020.

A apresentação de Robert em incorporado Drivers gráficos de código aberto como estão hoje podem ser vistos aqui (PDF).

O desenvolvedor Collabora também apresentou separadamente sobre o estado de Panfrost para gráficos modernos de braço aberto. Na frente da Panfrost, com a Collabora patrocinando muito do trabalho, eles estão buscando um maior suporte OpenGL, mais capacitação de GPU, melhor desempenho e, eventualmente, OpenCL e Vulkan.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário