quarta-feira, 4 de setembro de 2019
A NVIDIA apresenta outra nova extensão OpenGL em 2019 em torno da Multi-GPU / SLI
Confira !!
Embora a maioria dos jogos / mecanismos e software em geral esteja migrando do OpenGL para o Vulkan, a NVIDIA ainda está investindo em sua pilha de drivers OpenGL e até adicionando novas funcionalidades multi-GPU / SLI ao driver e como parte dessa introdução de novas extensões.
Em julho, escrevi sobre as novas extensões OpenGL para renderização com várias GPUs que, na época, eram sobre a exposição de controles explícitos sobre a renderização com várias transmissões, a extensão da cerca do progresso para coordenar operações entre vários fluxos de comandos da GPU e uma extensão fornecida pelo WGL para criar contextos em um ambiente com várias GPUs.
Hoje, mesclada no registro OpenGL, há uma nova extensão Linux / GLX para essa última extensão. Complementar a extensão WGL_NV_multigpu_context de julho é agora a extensão GLX_NV_multigpu_context, que atende aos usuários do sistema de janelas Linux GLX (embora, no momento, nenhuma extensão EGL para Wayland).
Essa extensão GLX destina-se à criação de um contexto OpenGL em um ambiente com várias GPUs, ao mesmo tempo em que é possível especificar a estratégia de várias GPUs (modo SLI) no momento da criação do contexto para substituir quaisquer configurações globais de driver para lidar com o comportamento de renderização de várias GPUs. Essas extensões multigpu_context da NVIDIA podem especificar o uso de uma única GPU, SLI alternate frame rendering (AFR), renderização múltipla ou renderização múltipla de vários monitores como o modo desejado para o contexto GL específico.
Assim como as recentes extensões OpenGL de transmissão múltipla e a extensão WGL, a extensão GLX agora foi mesclada no registro OpenGL.
É interessante que essas adições ao OpenGL estejam chegando em 2019, mesmo que a maioria dos novos mecanismos e softwares atenda ao Vulkan (ou Direct3D 12). Obviamente, o software OpenGL existente precisa ser adaptado para fazer uso das novas extensões. Embora com os bits relacionados à transmissão múltipla de vários monitores, é possível que o objetivo aqui da NVIDIA seja mais para os casos de uso de estações de trabalho / usuários profissionais, em vez de tentar melhorar o suporte de renderização OpenGL SLI para jogos neste estágio final. Um monte de estação de trabalho / software profissional ainda está fazendo uso pesado do OpenGL, geralmente lento para passar para novos padrões, mas espero que a transição do Vulkan acabe por acontecer e pelo menos por enquanto as melhorias no OpenGL continuam.
Fonte
Até a próxima !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário