Confira !
Para os proprietários de laptops recentes da Lenovo, que encontram limitação térmica frequente e, finalmente, desempenho inferior ao Windows, a empresa reconheceu formalmente o problema e está trabalhando para resolvê-lo.
Não houve escassez de reclamações nos Fóruns da Lenovo e em outros lugares sobre questões térmicas / de desempenho do Linux, incluindo algumas que apontam para o cTDP e acabam sendo mais baixas no Linux do que no Windows. Alguns usuários estão relatando seus ThinkPads recentes vendo até metade do desempenho no Linux, como no Windows.
A Lenovo atribuiu o desempenho reduzido e a otimização térmica às "configurações de DPTF de código fechado da Intel" que não são suportadas no Linux. Essas configurações são usadas para determinar o comportamento na mesa e no colo para tentar garantir que o laptop não fique muito quente, caso esteja no seu colo. No Linux, sem esse recurso da Intel ativado, os laptops sempre são considerados "on-colo" e, portanto, mais baixos no Linux.
O Intel DPTF é a plataforma dinâmica e a estrutura térmica. A Intel forneceu algum código DPTF no passado no contexto dos Chromebooks, que pode ser encontrado em 01.org . Mas parece que as revisões DPTF mais recentes não foram publicadas ou, nesse caso, o suporte foi implementado no kernel da linha principal.
Para resolver esse problema com a Intel aparentemente não abrindo suas configurações de DPTF para Linux, a Lenovo está tentando fornecer "um design de firmware melhorado e mais inteligente que seja independente do sistema operacional" através de um melhor monitoramento dos sensores térmicos para determinar o comportamento mais apropriado.
A Lenovo lançará um novo firmware no Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para laptops suportados para resolver esse problema e as futuras plataformas usarão o firmware reformulado por padrão.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário