Confira !!
Embora as CPUs Intel não sejam fornecidas com suporte a paginação em cinco níveis, espera-se que elas cheguem em breve e os kernels de distribuição estejam se preparando para habilitar a funcionalidade do kernel para esse recurso para estender a memória endereçável suportada. Com isso, o kernel da linha principal também está olhando para a paginação em 5 níveis por padrão para sua configuração padrão do kernel.
Os desenvolvedores de Linux da Intel trabalham há vários anos no suporte de paginação em cinco níveis para aumentar o espaço de endereço virtual / físico para suportar grandes servidores com grandes quantidades de RAM. A paginação em cinco níveis aumenta o espaço de endereço virtual de 256 TiB para 128 PiB e o espaço de endereço físico de 64 TiB para 4 PiB. A paginação em 5 níveis da Intel funciona estendendo o tamanho dos endereços virtuais para 57 bits, de 48 bits.
O suporte de paginação em cinco níveis para o kernel Linux foi amplamente estabelecido nas versões recentes do kernel, em preparação para o hardware Intel que suporta essa funcionalidade. A opção CONFIG_X86_5LEVEL ainda não foi ativada por padrão, mas agora é provável que esteja na próxima versão do kernel.
Por esse patch, permitindo a paginação em cinco níveis por padrão, que deve chegar em breve. Porém, ainda existem preocupações sobre o impacto no desempenho do código de cinco níveis no hardware de quatro níveis e possíveis implicações da paginação de cinco níveis no hardware de cinco níveis quando esse espaço de endereço físico / virtual estendido não é necessário.
Os desenvolvedores da Intel acreditam que as regressões de desempenho descobertas anteriormente com este código foram abordadas; portanto, é provável que elas sejam ativadas em breve; veremos nesse ponto se houver outros problemas de desempenho.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário