FERRAMENTAS LINUX: O Nouveau finalmente obtém o suporte ao SPIR-V como parte do envio do OpenCL

sábado, 21 de setembro de 2019

O Nouveau finalmente obtém o suporte ao SPIR-V como parte do envio do OpenCL




Confira !!



Desde dezembro de 2017, acompanhamos o esforço liderado pela Red Hat para melhorar o suporte de computação OpenCL da Nouveau, que inclui a adição de suporte NIR / SPIR-V e melhorias no rastreador de estado Clover Gallium3D. Para muita surpresa, nesta manhã, o suporte SPIR-V para este driver NVIDIA de código aberto foi mesclado para o Mesa 19.3.

Karol Herbst, desenvolvedor de longa data do Nouveau, lidera este trabalho nas alterações do Nouveau NIR / SPIR-V em torno do suporte ao OpenCL desde que ingressou na Red Hat, quase dois anos atrás. O que atingiu Mesa hoje de manhã é o suporte SPIR-V para o driver NVC0 Gallium3D da Nouveau .

Também há alterações do Clover para oferecer suporte a vários IRs, para que o NIR também possa ser transmitido para o driver, em vez de apenas para o TGSI. Para que o NIR possa ser transmitido ao Clover, aproveitando o código NIR + SPIR-V existente no Mesa. Foi no início deste ano que a Nouveau conseguiu o seu suporte ao NIR para essa representação intermediária moderna usada por quase todos os drivers de Mesa atualmente.

Portanto, parece que as coisas estão se unindo para o suporte moderno ao Nouveau OpenCL, mas parece que ainda é necessário algum trabalho adicional antes de estar pronto para o horário nobre.

Até que o driver do kernel do Nouveau suporte o relógio em placas de vídeo modernas (GeForce GTX 900 e mais recente), espera-se que o suporte ao Nouveau OpenCL seja lento, pois o driver se limita a executar as placas nas frequências de clock de inicialização muito mais baixas.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário