FERRAMENTAS LINUX: Top 5: Distribuições Linux para IoT

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Top 5: Distribuições Linux para IoT



Confira !!


Você já deve  ter ouvido falar em IoT, mas você sabe o que é e para que serve?

IoT é uma sigla para Internet of Things (Internet das Coisas), e ele é um conceito que se refere à interconexão( comunicação) de objetos usados no nosso cotidiano conectados com a internet ex: carros, geladeiras,  roupas, relógios, pulseiras, casas, etc..

Essa conexão dos objetos físicos com a internet é feita por sensores inteligentes e softwares que fazem a transmissão de dados parauma rede e assim permite a troca de informações entre dois ou mais pontos.

O objetivo por trás disso é o de criarmos uma polaneta mais inteligente e responsivo, e também graças à IoT, conseguimos entender melhos o funcionamento das coisas e como elas juntas funcionam de uma maneira melhor para nos servir.




Pensando nisso, fiz esse top 5 das Distros Linux que são baeadas em IoT.

1: Ubuntu Core



O Ubuntu Core, é um sabor da Distro Ubuntu, que é projetado para executar de forma embarcada em uma infinita quantidade de dispositivos inteligentes como: drones ou robôs indiustriais, carros, eletrodomésticos , etc..

Uma das características dessa distro é a sua capacidade de reversão total , ou seja, o Ubuntu Core consegue voltara para as suas versões anteriores após uma atualização e assim ele permite que os sistemas  fiquem inutilizados em caso de problemas de incompatibilidade com os updates periódicos.

A Canomnical feauma parceria com várias empresas que atuam no segmento da robótica e também de drones.


2:RIOT


A disto RIOT, é um Sistema Operacional Linux gratuito e de código aberto, que foi desenvolvido por uma comunidade que reúne empresas, indústrias e universidades e entusiastas que estãoespalhados pelo mundo.

Essa distribuição Linux, oferece  o suporte para a maioria dos dispositivos IoT de baixa potência e arquiteturas de microcontroladores (32 bits, 16 bits, 8 bits).


O objetivo do RIOT é o de conseguir implementar todos os padrões abertos relevantes que suportam uma Internet das Coisas conectada, segura, durável e amiga da privacidade.


3: Fuchsia


O Fuchsia, é o novo sistema operacional da Google quea inda está em desenvolvimento e  pelo que parece o fuchsia não será um sucessod do Android,  já que o próprio chefe de divisões  resposnsáveis pelo Android na Google I/O 2019 disse que não se deve pensar no Fuchsia como sendo "um novo Chrome ou novo Android".

O site não faz referência nenhuma ao Google e o que ele possui de comum é a linguagem visual Material Design o que nos leva a acreditar que o fuchsia será destinado aos produtos vestiveis eda IoT em antecipação à chegada da banda móvel 5G no Brasil mas ele ainda deverá ser compatível com o Android.

4: Contiki


O Contiki (ContikiNG) é uma Dsitribuição Linux para os dispositivos com recursos limitados na Internet das Coisas. O Contiki-NG contém uma pilha de comunicação IPv6 de baixa potência que é  compatível com o RFC permitindo a conectividade com a Internet. O sistema roda em uma variedade de plataformas baseadas em arquiteturas de baixo consumo de energia, como o ARM Cortex-M3 / M4 e o Texas Instruments MSP430. O espaço ocupado pelo código é da ordem de 100 kB e o uso da memória pode ser configurado para ser tão baixo quanto 10 kB.


5: TinyOS




O TinyOS, é uma Distro Linux que foi licenciada pelo BSD, que foi projetados para os dispositivos  sem fio de baixa potência , como os que são normalmente usados em IoT.

Ele foi desenvolvido por uma comunidade mundial acadêmica e também da indústria que também oferece o suporte para essa distribuição e as suas ferramentas. 



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário