sexta-feira, 4 de outubro de 2019
A matriz de projetos de software que mapeia as APIs da Khronos do DXVK ao Zink e CLVK
Confira !!
Neil Trevett, presidente do Grupo Khronos, apresentou na X.Org Developers 'Conference pela primeira vez. Durante sua apresentação na quarta-feira, ele cobriu suas iniciativas usuais, como a Khronos se envolve em padrões de código aberto e aberto e em bits relacionados - além de alguns interessantes.
Na maioria das vezes, a apresentação não é realmente dramática para nenhum desenvolvedor veterano ou para quem lê Phoronix por anos suficientes. Embora ele tenha reafirmado o compromisso de que "o código aberto é vital para construir ecossistemas em torno dos padrões abertos da API" - sim, muitos de vocês acharão irônico o fato de Trevett ser empregado pela NVIDIA. Na frente do Khronos, eles continuaram engajando e avançando em suas suítes de testes de conformidade (CTS) como código aberto e esse foi um dos desenvolvimentos empolgantes dos últimos anos e garantindo drivers de melhor qualidade.
Este é o meu slide favorito da apresentação por mostrar o amplo ecossistema do SPIR-V como a representação intermediária introduzida pelo Vulkan e agora também comum ao OpenCL e OpenGL. Muitos dos componentes descritos no slide são de código aberto por natureza.
O que muitos provavelmente apreciarão é este slide que descreve as APIs da Khronos e os diferentes projetos (também amplamente de código aberto) mapeando uma API para outra. DXVK, VK9 e VKD3D são comumente abordados no Phoronix, mas também o Zink também é importante para executar o OpenGL sobre o Vulkan, como CLSPV e CLVK estão deixando alguns kernels do OpenCL rodarem no Vulkan, e os esforços do MoltenVK / GFX-RS estão levando o Vulkan ao Metal da Apple. Neil também observa que há um interesse crescente em que o OpenCL / OpenGL seja executado no Metal, com a Apple descontinuando essas APIs.
Aqueles que desejam acessar o deck de slides Khronos + XDC2019 podem encontrar os slides de Neil em formato PDF .
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário