FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.3-ck1 foi lançado com o Agendador MuQSS 0.195 e está trazendo as correções para o Ryzen

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O Kernel Linux 5.3-ck1 foi lançado com o Agendador MuQSS 0.195 e está trazendo as correções para o Ryzen





Confira !!


Con Kolivas normalmente é bastante rápido após os novos lançamentos do kernel, revertendo um re-spin com seu conjunto de patches no topo, que também possui seu agendador MuQSS otimizado para a capacidade de resposta do desktop. Seu suporte ao kernel Linux 5.3 está atrasado para a parte devido a estar relacionado a outro trabalho, mas Kolivas apresentou seu último código hoje.

O Kernel  Linux 5.3-ck1 está disponível hoje, juntamente com o MuQSS 0.195 como seu "Multiple Queue Skiplist Scheduler", derivado de seu Brain Fuck Scheduler (BFS) original e otimizado para a capacidade de resposta do desktop Linux. Com seus patches "-ck", além do MuQSS, continuam a haver outros ajustes no kernel, como a redução do limite de troca da VM, uma frequência de timer padrão de 100Hz, PREEMPT por padrão e outras alterações para otimizar o kernel do Linux para plataformas de desktop.

Além de basear-se na árvore do kernel Linux 5.3 upstream, a única alteração observada por Con Kolivas com o novo lançamento são as correções do AMD Ryzen. As correções da AMD Ryzen incluem um novo knob RQ_MC_LLC Kconfig que é semelhante ao comutador de múltiplos núcleos, mas levará o cache da LLC como um fator ao agendar tarefas. Isso também pode ser ativado em tempo de execução via rqshare = llc ao inicializar o kernel com o MuQSS presente.

Mais detalhes no blog do Con .


Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário