FERRAMENTAS LINUX: O KWin do KDE continua a perseguir o X11 Composite Unredirect, mais melhorias no Wayland

terça-feira, 8 de outubro de 2019

O KWin do KDE continua a perseguir o X11 Composite Unredirect, mais melhorias no Wayland



Confira !!



Roman Gilg, desenvolvedor do KDE, participou da X.Org Developer's Conference na semana passada em Montreal. No XDC2019, ele forneceu aos desenvolvedores do X11 / Wayland uma visão geral da arquitetura do KWin como gerenciador de janelas X11 e compositor do Wayland, além de falar sobre alguns dos planos futuros.

O trabalho recente e em andamento abordado inclui o suporte noturno de cores para o KWin no X11, simplificando o compositor X11 e o back-end GLX, redesenhando o código de gerenciamento de saída e clientes internos passando pelo QPA do próprio KWin. Mas onde o trabalho mais emocionante é acontecer no futuro.

Como parte dos novos objetivos do KDE este ano que incluem a priorização do suporte de Wayland, mais canalizações de Wayland acontecerão para o KWin. Alguns dos trabalhos de Wayland que ainda estão por vir incluem tornar seu código mais robusto, rotação da tela de manipulação, manuseio XWayland multi-DPI, suporte a várias GPUs em Wayland, otimizações de renderização e várias melhorias de entrada. Por fim, eles também planejam dividir ainda mais seus caminhos de código específicos para X11 e Wayland.

Na frente do X11, eles ainda planejam oferecer suporte a redirecionamentos compostos, além de bloqueios e outras melhorias. Aqueles que desejam aprender mais sobre o KWin podem fazê-lo neste deck de slides  (PDF) da apresentação XDC2019 de Roman.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário