FERRAMENTAS LINUX: A AMD anuncia o Radeon Open Compute ROCm 3.0

terça-feira, 19 de novembro de 2019

A AMD anuncia o Radeon Open Compute ROCm 3.0


Confira !!



A AMD acabou de enviar seu comunicado de imprensa para a SuperComputing 19 semanas em Denver. Acontece que o lançamento do SC19 é a mais recente iteração importante do Radeon Open Compute, ROCm 3.0.

O comunicado de imprensa da AMD menciona que o ROCm 3.0 está sendo lançado, mas ainda não foi publicado nos repositórios do ROCm no GitHub. Quando a queda acontecer, certamente vou escrever sobre isso e aprofundar as outras mudanças na íntegra.

A AMD menciona os destaques do ROCm 3.0 como:
- Introdução ao ROCm 3.0 com novas inovações para oferecer suporte ao HIP-clang - um compilador construído sobre o LLVM, capacidade aprimorada de conversão CUDA com hipify-clang, otimizações de biblioteca para HPC e ML. 
- Integração do ROCm upstream nas principais estruturas de aprendizado de máquina TensorFlow e PyTorch para aplicações como aprendizado por reforço, direção autônoma e detecção de imagem e vídeo. 
- O suporte expandido à aceleração para modelos e aplicativos de programação HPC, como programação OpenMP, LAMMPS e NAMD.
- Novo suporte para ferramentas de implantação de sistema e carga de trabalho, como Kubernetes, Singularity, SLURM, TAU e outras.

O HIP-clang foi aprimorado, e será interessante para ver como está funcionando a portabilidade dos códigos CUDA para rodar no hardware AMD Radeon / Radeon Pro. Também será interessante ver e comparar o suporte expandido para o OpenMP e cargas de trabalho científicas como LAMMPS e NAMD. O suporte do ROCm ao Kubernetes é outra adição interessante. Esperamos que as notas de lançamento reais do ROCm 3.0 possam esclarecer melhor essas especificidades e testá-las sempre que o tempo permitir.

Curiosamente, o comunicado de imprensa não menciona se o ROCm 3.0 tem suporte para Navi. Desde o lançamento em julho da série Radeon RX 5700, não houve suporte ao OpenCL / ROCm para Navi no Linux. Felizmente, com o ROCm 3.0, haverá suporte para Navi / GFX10, mas devemos saber em breve assim que o lançamento chegar ao GitHub.

Além de lançar o ROCm 3.0 para SC19, o restante do comunicado de imprensa da AMD é principalmente notícia EPYC. As CPUs AMD EPYC de 2ª geração estão vendo mais instâncias do Amazon EC2 sendo lançadas, as CPUs EPYC aparecendo na lista TOP500 e outras adoções de EPYC. O comunicado de imprensa do SC19 pode ser lido no site AMD.com .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário