quinta-feira, 21 de novembro de 2019
A Intel detalha o novo acelerador de streaming de dados para as futuras CPUs - o suporte ao Linux é Iniciado
Confira !!
O "Data Streaming Accelerator" (DSA) é um novo bloco nas futuras CPUs Intel que não foram discutidas publicamente ... Até agora. A equipe de código aberto da Intel começou a detalhar o DSA para futuros processadores Intel que oferecerão operações de movimentação e transformação de dados de alto desempenho. A ativação do driver Linux foi iniciada.
O Intel Data Streaming Accelerator é o sucessor da Tecnologia QuickData e foi projetado para oferecer operações de streaming e transformação de alto desempenho para armazenamento / rede / memória persistente. "O objetivo é fornecer um desempenho geral mais alto do sistema para operações de movimentação e transformação de dados, enquanto libera ciclos de CPU para funções de nível superior. O Intel DSA permite a capacidade do movimentador de dados de alto desempenho para / da memória volátil, memória persistente, E / S mapeada na memória e através de um dispositivo Non-Transparent Bridge (NTB) para / da memória volátil e persistente remota em outro nó de um cluster. A enumeração e configuração são feitas com uma interface de programação compatível com PCI Express para o sistema operacional (SO) e podem ser controladas através de um driver de dispositivo. "
Um driver Intel Data Accelerator (IDXD) está em desenvolvimento para o kernel Linux (e drivers semelhantes para outros sistemas operacionais). Esse driver do kernel fornecerá os bits necessários para que os aplicativos possam mapear o dispositivo para acessar as filas de trabalho, uma API para uso no kernel dessas filas de trabalho, suporte para dispositivos virtuais para expor o Intel DSA aos sistemas operacionais convidados e uma interface sysfs para topologia e outro tratamento de filas de trabalho.
No espaço do usuário, a Intel está desenvolvendo um utilitário de configuração de aceleração para entender os dispositivos, fornecendo uma API que pode ser usada por aplicativos, controlando dispositivos e criando dispositivos mediados por VFIO para exposição a VMs convidadas.
Dada a complexidade do design do Data Streaming Accelerator e tocando em diferentes subsistemas, o processo de upstreaming levará um tempo. A Intel começou a publicar código para o driver Linux em andamento no GitHub .
A equipe de código aberto da Intel começou a publicar detalhes adicionais do Data Streaming Accelerator em 01.org .
A Intel não especifica especificamente quando o DSA começará a aparecer em futuras CPUs Intel, mas a documentação até agora menciona a instrução ENQCMD . Essa instrução está sendo introduzida nos processadores Xeon Sapphire Rapids da Intel então, presumivelmente, o DSA será introduzido lá, o que faria sentido, considerando o tempo inicial desse esforço de ativação de hardware do Linux e levando algum tempo.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário