FERRAMENTAS LINUX: O oneAPI / DPC ++ / SYCL da Intel será executado no topo de GPUs NVIDIA com camada de código aberto

terça-feira, 19 de novembro de 2019

O oneAPI / DPC ++ / SYCL da Intel será executado no topo de GPUs NVIDIA com camada de código aberto



Confira !!



Com o tão aguardado Intel oneAPI beta  sendo construído em torno de padrões de código aberto como SYCL, o suporte a "dispositivos cruzados" pode, pelo menos em teoria, se estender além das plataformas Intel. O Codeplay já está mostrando que é possível com uma camada de código-fonte aberto que permitirá que oneAPI e SYCL / Data Parallel C ++ sejam executados no topo de GPUs NVIDIA via CUDA.

O Codeplay, que já é conhecido por suas várias iniciativas Vulkan / SYCL / SPIR-V, está trabalhando nessa camada para executar um código API / DPC ++ / SYCL no topo do hardware da NVIDIA enquanto ainda aproveita os drivers CUDA da NVIDIA. Você pode pensar nisso como DXVK ou VKD3D que mapeia o Direct3D 11 para o Vulkan, mas trata-se de permitir que o código focado na Intel seja executado nos drivers da NVIDIA. Ou da mesma forma, o Radeon ROCm da AMD, que permite a compilação de alguns códigos CUDA para execução no hardware da AMD.

O CEO da Codeplay, Andrew Richards, compartilhou hoje que seu suporte às APIs da Intel nas GPUs NVIDIA com "CUDA embaixo" será de "alto desempenho" e funcionará com os produtos NVIDIA existentes. Espera-se que o Codeplay abra este novo projeto em código-fonte no início de 2020.



 É possível que, através do Radeon ROCm e de sua iniciativa de portabilidade CUDA, isso possa permitir que esse projeto Codeplay seja executado nas GPUs AMD. Mas, com a Intel trabalhando para contribuir com seu back-end SYCL para o LLVM upstream e já existindo o back-end AMDGPU LLVM e outros componentes, com a Intel e a AMD construindo suas pilhas de drivers gráficos de código aberto, é possível que não seja muito de dor de cabeça no final, visando GPUs AMD a partir das APIs da Intel. É a NVIDIA que é a exceção devido ao seu ecossistema CUDA de código fechado e ainda não se fala muito em computação de GPU de código aberto no hardware da NVIDIA.

A Codeplay também anunciou na SC19 a plataforma baseada em padrões "Acoran", focada em IA e computação de alto desempenho. Essa plataforma é baseada no OpenCL / Vulkan / SYCL / Intel oneAPI aqui .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário