FERRAMENTAS LINUX: O Overclockiung do AMD OverDrive finalmente funciona para GPUs Radeon Navi com kernel Linux 5.5

domingo, 17 de novembro de 2019

O Overclockiung do AMD OverDrive finalmente funciona para GPUs Radeon Navi com kernel Linux 5.5



Confira !!



Embora a maioria dos jogadores de Linux não pareça estar com overclock de GPU, uma das limitações do suporte da série Radeon RX 5000 "Navi" com o driver de código aberto AMD até o momento não foi suportado por overclocking. Com o próximo kernel Linux 5.5 que está definido para mudar.

Com o kernel Linux 5.5, está previsto o suporte ao overclock "OverDrive" para os processadores gráficos Navi com o driver AMDGPU do kernel.

O suporte ao Navi OverDrive foi enviado como parte do envio do amdgpu drm-next-5.5 de sexta-feira . Além do overclock da Navi, há manipulação de tensão fixa para hardware SMU7 com tabelas de potência personalizadas, correções de manipulação de limite de energia para SMU11, parando corretamente os encadeamentos do trabalhador de gerenciamento de memória no desligamento,

Como não há "Radeon Software Settings" ou outro painel de controle oficial da GUI para o driver gráfico AMD Radeon no Linux, o suporte de overclocking da GPU OverDrive para placas gráficas AMD permanece baseado na linha de comando. O overclock do OverDrive Linux é feito através da leitura e gravação de valores nas respectivas interfaces sysfs. Houve tentativas de terceiros no painel de controle da AMD Linux GUI, mas não há suporte oficial em vários anos, mas isso é algo que ainda podemos cruzar os dedos e esperar uma mudança em 2020.
O suporte ao overclocking AMD Navi OverDrive via sysfs é semelhante ao suporte existente do OverDrive para Vega, Polaris e anterior no AMDGPU. Além de definir as frequências, o suporte também permite editar a curva de tensão do Navi 10.

Além desse suporte do Navi OverDrive, que leva meses até o lançamento de julho para se materializar para os usuários do Linux, tornando esse suporte ainda mais peculiar é o fato de ser liderado por um desenvolvedor aparentemente independente. Matt Coffin, que é um usuário ativo do Linux, mas sem aparente afiliado à AMD, contribuiu com os patches entre seus primeiros compromissos de upstream com o AMDGPU.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário