segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
A Compressão de dados F2FS está usando um tratamento de extensão de arquivo seletivo LZO / LZ4 + para chegar em 2020
Confira !!
O F2FS é o mais recente sistema de arquivos Linux que obtém suporte transparente à compactação de dados para economizar espaço em disco. Com o F2FS, existem dois algoritmos de compactação suportados até o momento, além de permitir a compactação de dados por arquivo ou aplicar a compactação para selecionar as extensões de arquivo.
Em outubro, escrevi sobre o suporte experimental à compressão F2FS LZO / LZ4 . Esse trabalho amadureceu de ser apenas patches na lista de discussão e agora estar na fila do ramo "dev" do F2FS, antes de ser fundido agora com o kernel Linux 5.6 no início de 2020. O
Linux 5.6 está definido para trazer compactação de dados F2FS! A implementação é semelhante à compactação de arquivo transparente / nativa do Btrfs, além de ter alguns recursos extras. O suporte à compactação F2FS pode ser configurado usando o compress_algorithmopção de montagem atualmente para os algoritmos LZO ou LZ4. Há também uma opção de montagem compress_log_size para alterar o tamanho do cluster de compactação. Uma das opções interessantes, porém, com a implementação do F2FS é compress_extension e, com isso, você pode especificar qualquer extensão arbitrária na qual o F2FS deve tentar compactar automaticamente os dados.
Ou seja, com compress_extension você pode tentar compactar arquivos baseados em texto que normalmente oferecem taxas de compactação maiores do que arquivos de imagem e binários. A implementação do F2FS também permite o uso de chattr + c [arquivo || diretório] para ativar a compactação em outros arquivos ou diretórios arbitrários.
Esse suporte à compactação F2FS deve ser bastante útil e, por enquanto, pode ser encontrado através do dev branch até que o Kernel Linux 5.6 chegue à cidade no início de 2020.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Amazenamento Linux,
dev linux,
Linux,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário