FERRAMENTAS LINUX: A Western Digital desenvolve um novo sistema de arquivos Linux: Zonefs

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

A Western Digital desenvolve um novo sistema de arquivos Linux: Zonefs



Confira !!



A Western Digital tem contribuído muito mais com o kernel do Linux nos últimos anos, desde os bits da arquitetura RISC-V até os aprimoramentos de armazenamento. O código mais recente em que eles estão trabalhando nas últimas semanas é um novo sistema de arquivos Linux.

Mas, antes de ficar fora de forma demais com outro sistema de arquivos Linux, a nova criação da Western Digital não se destina a ser um sistema de arquivos de uso geral para competir com EXT4, Btrfs, XFS e ZFS no Linux ... Este novo sistema de arquivos, o Zonefs, é para casos de uso especiais e é executado em dispositivos de bloco com zonas. O Zonefs expõe cada zona de um dispositivo de bloco zonado como um arquivo, em comparação com os sistemas de arquivos tradicionais ou como o suporte ao dispositivo de bloco zonado é exposto por meio de F2FS e amigos em unidades de disco SMR (Shingled Magnetic Recording) gerenciadas por host / com reconhecimento de host .

Damien Le Moal, da Western Digital, descreve o Zonefs como "zonefs não é um sistema de arquivos compatível com POSIX. Seu objetivo é simplificar a implementação do suporte a dispositivos de bloco de zonas em aplicativos, substituindo os acessos de arquivo de dispositivo de bloco bruto por uma API baseada em arquivo mais rica, evitando a dependência de ioctls de arquivo de dispositivo de bloco direto que podem ser mais obscuros para os desenvolvedores. Um exemplo dessa abordagem é a implementação de estruturas de árvore LSM (mesclagem estruturada em log) (como usada no RocksDB e LevelDB) em dispositivos de bloco zoneados, permitindo que o SSTables seja armazenado em um arquivo de zona de maneira semelhante a um sistema de arquivos comum, e não como uma variedade de setores de um dispositivo com zonas. A introdução da construção de nível superior "um arquivo é uma zona" pode ajudar a reduzir a quantidade de alterações necessárias no aplicativo e, ao mesmo tempo, permitir o uso de dispositivos de bloco zoneados com várias linguagens de programação diferentes de C."A

Western Digital tem investido muito em armazenamento em zonas para permitir dispositivos econômicos de maior capacidade. Mais informações sobre o armazenamento em zonas podem ser encontradas no blog da Western Digital .

Seu sistema de arquivos Zonefs proposto está chegando a apenas cerca de mil e quinhentas linhas de novo código, considerando que não é um sistema de arquivos completo, mas apenas uma implementação especializada para melhor expor o armazenamento em zonas.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário